Cultura de Doação: Movimento ganha força e conquista adeptos de diferentes regiões do Brasil.

Ari Weinfield do Movimento Arredondar e os os porquinhos da campanha PorCausa.

Ari Weinfield do Movimento Arredondar e os porquinhos da campanha PorCausa.

Com o objetivo de fazer nascer uma cultura de doação no país, há quase um ano foi criado o “Movimento por uma cultura de doação”. A ação, que ganha espaço e vem se fortalecendo em redes sociais, já conta com quase 300 adeptos no grupo aberto do Facebook. No dia 21 de março, durante o 8º Congresso GIFE, representantes do movimento promoveram uma roda de conversa que contou com a presença de grupos do terceiro setor e da sociedade civil. A mesa de debate discutiu o ritmo de doações no Brasil e tratou de assuntos como a importância de doar e as formas de promovê-la.

A roda de conversa com o nome “Porque a cultura de doação vai bombar no Brasil: Movimento por uma cultura de doação” instigou curiosos e adeptos que circulavam pelo Congresso GIFE e lotaram a sala do debate. Durante a mesa de debate, foram apresentadas algumas ações que estão sendo realizadas com esse mote como PorCausa, Dia de Doar, Arredondar e Doe Mais, Doe Melhor.

Rafael Maretti, da Base Colaborativa, explicou sobre o PorCausa, um porquinho charmoso que tem a mesma função do típico “cofrinho”, mas com dois diferenciais: o porquinho é adquirido sem pintura alguma e o dono dele pode estiliza-lo; o dinheiro salvo nesse cofrinho é destinado a uma causa, por isso a sugestão é escrever nele a causa para qual será destinado o dinheiro guardado no PorCausa. Por trás dessa campanha, existe também o objetivo de agregar a cultura de doação uma ideia de que doar é estiloso e sexy e, com isso, ainda inspirar outros a doarem. “Doar tem que ser sexy e se você pratica isso tem que publicitar, vamos atrelar status social ao tema e causar inveja no outro por ser um doador, porque doar é bacana”, destaca Rafael.

Falando em publicitar, o Doe Mais, Doe Melhor é uma campanha de ações, que traz histórias de doações contadas pelos doadores. O objetivo é motivar outras pessoas a aderirem causas que podem mudar o setor social brasileiro. Por isso, se você tem uma história sobre doação para contar, entre no site e compartilhe para que outros leitores possam se inspirar.

Porém, quando o problema for encontrar mecanismos para facilitar a doação, a campanha Arredondar traz a solução. Em lojas parceiras do movimento, o consumidor precisa apenas optar por arredondar o valor de sua compra e assim destinar alguns centavos para causas sociais. “Quando o consumidor dirige-se ao caixa para pagar sua conta, ele é consultado se gostaria de arredondar o valor” esclarece Ari Weinfield do Movimento Arredondar.

Outra ação inserida dentro do “Movimento por uma cultura de doação” é o Dia de Doar, que é baseado em ações similares de outros países, como Giving Tuesday, Day of International Giving e Un Dia para Dar. O Dia de Doar pretende chamar a atenção da sociedade para a necessidade e a importância de se criar uma cultura de doação no Brasil.  “Para este ano estamos planejando que o Dia de Doar aconteça no mesmo dia dos outros movimentos congêneres, pois assim teremos uma ação em escala mundial. A objetivo do evento não é promover um doe agora para essa ação, mas sim estimular os visitantes a serem doadores contínuos”, explica Marcelo Estraviz, do Instituto Doar.

Conforme a pesquisa mundial divulgada pelo World Giving Indexa, de 135 países, o Brasil é o 72º no ranking global de doações. A mesma pesquisa aponta que às causas que atraem os brasileiros a doar estão relacionadas com crianças em primeiro lugar, seguidas de idosos, saúde e educação.  “A ideia do movimento e tornar a doação como parte do dia a dia das pessoas” conclui Joana Mortari, da Associação Acorde.

Se curtiu essa ideia, quer saber mais sobre o “Movimento por uma cultura de doação”, ou até mesmo se tornar parte dele, você pode se juntar ao grupo no Facebook e também acompanhar o Blog cultura de doação.