Curso de Empreendedorismo Sustentável – RJ

Instituto Empreender promove aula inaugural de apresentação do curso, que está inserido dentro da linha de atuação da instituição – Empreender Ambiental; o projeto abrange as regiões de Duque de Caxias, Nilópolis, Belford Roxo e Nova Iguaçu.

Por Ana Santana

O Instituto Empreender realizou na quarta-feira, 01 de abril, a Aula Inaugural do Curso deFotorCreatedEmpreendedorismo Sustentável, no Museu Ciência e Vida, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. O objetivo do encontro foi explicar para os jovens inscritos no curso e convidados sobre como empreender de forma sustentável; além de dar um breve resumo da metodologia e conteúdo programático das aulas. O curso é gratuito e o início da primeira turma está previsto para 13 de abril, com inscrições até dia 08 deste mês.

O curso tem como foco qualificar jovens de 18 a 30 anos que têm interesse em contribuir para o desenvolvimento local sustentável da sua região e também aumentar a consciência da comunidade sobre a importância da preservação do meio ambiente. Além disso, o projeto visa estimular nos jovens a criatividade para a geração de renda e gestão responsável, bem como a redução dos danos ambientais causados pelo uso inadequado dos recursos locais.

De acordo com Leonardo Serro Junior, participante da Aula Inaugural do Curso de Empreendedorismo Sustentável, o município de Caxias produz cerca de 1.300 toneladas de lixo, do qual 60% ou 70% pode ser reaproveitado para geração de energia. Sua ideia de negócio é a construção de uma termelétrica movida a biogás, que funcione com tecnologias flexíveis que facilitem a geração de energia para o município.

“Para fomentar essa ideia terei que trabalhar junto à Prefeitura e empresas que fazem a coleta diária de lixo. Esse curso me ajudará a pôr em prática a minha ideia. Meu maior objetivo é tornar Caxias um lugar melhor”, afirmou o jovem.

O curso é dividido em duas etapas. O primeiro momento engloba 6 encontros, nos quais os participantes serão orientados a desenvolverem e realizarem ações socioambientais em suas comunidades. Dez projetos serão selecionados para a 2ª etapa.

Na segunda fase do curso, serão ministradas oficinas sobre empreendedorismo sustentável e os jovens terão acesso a materiais e suporte técnico para qualificar e desenvolver suas ideias de negócios pré-selecionadas na primeira fase. Ao concluir esta etapa, os dois projetos sustentáveis mais inovadores receberão um apoio financeiro do Instituto Empreender para darem o pontapé inicial na execução do empreendimento.

Para se inscrever, basta acessar web.institutoempreender.org. É preciso ter entre 18 e 30 anos, renda familiar de até três salários mínimos e noções de informática, internet e redes sociais.