#pelascriançasdonepal

Nepal recebe ajuda humanitária da ONG Visão Mundial

pelascriancasdonepalA Visão Mundial já está respondendo à catástrofe no Nepal e enviou um avião da sua base em Dubai com suprimentos para as famílias de comunidades mais remotas atingidas pelo terremoto. A Visão Mundial Brasil integra a confraternidade World Vision Internacional que já enviou equipes de resposta a desastres e emergência de 30 escritórios da organização no mundo para garantir suprimentos básicos, proteção e atendimento pós-traumático às crianças atingidas.

“Houve um verdadeiro sentimento de comunidade, as pessoas estão cozinhando umas para as outras. Mas as fontes de suprimento estão se esgotando. Não estamos na fase de pânico ainda, mas está começando a ficar preocupante”, informou o Diretor de Operações da Visão Mundial no Nepal, Phillip Ewert.

A Visão Mundial está respondendo, em fase inicial, cerca de 50.000 pessoas, satisfazendo as suas necessidades imediatas, incluindo fornecimento de kits de primeiros socorros, colchões, cobertores e enlatados; além de abrigo temporário e proteção para crianças. Para isso, a organização criou três Espaços Amigáveis para que elas tenham um lugar seguro para brincar após o trauma do terremoto.

Um dos funcionários com base no Nepal Matt Darvas deu mais informações sobre a situação nas vilas mais remotas. “Vilas nas áreas afetadas perto do epicentro estão literalmente empoleiradas nas laterais de grandes faces da montanha e são feitas de construção simples em pedra. Muitas destas aldeias são acessíveis apenas por veículo de tração, depois seguindo o percurso a pé, com algumas horas até as primeiras aldeias e levando até dias inteiros de caminhada a partir das estradas principais, quando o clima está bom. Algumas das vilas mais remotas serão acessadas apenas por helicópteros”, disse Darvas.

Segundo ele, a entrega de assistência médica também será um desafio. “Os postos de saúde são muitas vezes rudimentares nos distritos das aldeias com serviços limitados, e nem sequer são sempre compostas por um médico registrado. Algumas aldeias conseguem acessar os postos de saúde das aldeias circundantes. Se esses postos estiverem afetados também, é possível que aldeias inteiras estejam sem assistência médica neste momento”, informou.

Nepal está há muito tempo no topo do ranking dos lugares mais vulneráveis a terremotos, de acordo com especialistas. Antes do terremoto, Visão Mundial tinha identificado Nepal como “muito vulnerável” a terremotos e, enquanto agência de ajuda humanitária, já vinha implementando treinamentos de prontidão em caso de terremoto para as comunidades e workshops para as escolas com o objetivo de ajudar a reduzir os riscos de terremotos. Este trabalho foi feito em Lalitpur e Rupandehi Distritos para cerca de 65.000 pessoas.

 

Para mais informações:

Gidália Santana

Assessora de Comunicação da Visão Mundial

81 9722 2627 – 81 3081 5600

Maria Carolina Silva

Diretora de Advocacy e Mobilização da Visão Mundial Brasil

81 9722 1777 – 81 3081 5600

Fonte: Visão Mundial Brasil