Tags

Posts Relacionados

Compartilhe

Jovem do município de Escada é exemplo para colegas de trabalho

Por Ana Santana

Orientação e qualificação profissional são palavras-chave para os jovens que desejam estar um passo à frente de

Foto: Joyce Diva

outros candidatos na disputa por uma vaga, principalmente quando se trata do primeiro emprego.  Na busca por oportunidades profissionais e em conseguir se destacar em processos seletivos, Raul Mateus Nascimento, de 18 anos, morador do município de Escada – PE, decidiu participar do Programa Enter Jovem Plus, curso gratuito de orientação e qualificação socioprofissional, promovido pelo Instituto Empreender com patrocínio da Petrobras no estado de Pernambuco e apoio do Governo do Estado.

O Instituto Empreender, em Pernambuco, faz a formação de Jovens Aprendizes, embasado na Lei de Aprendizagem. Além de oferecer um conteúdo para a qualificação profissional dos jovens, também oferece gratuitamente formação técnico-profissional em telemarketing (ativo e receptivo), assistente administrativo, serviços bancários e serviços administrativos, para jovens de 14 a 24 anos.

Logo após a conclusão do programa Enter Jovem Plus, Raul conquistou a vaga de Jovem Aprendiz em uma das maiores fabricantes de filme PVC do Brasil. O jovem trabalha no setor logístico e desempenha a função de fiscalização de notas fiscais e arquivos, além de cuidar do faturamento da empresa. “Acredito que fui contratado por ter um diferencial em relação aos outros candidatos, que é a facilidade de lidar com as pessoas e trabalhar em grupo”, afirma Raul.

Assim como Raul, os estudantes ao concluir o Enter Jovem Plus entram no banco de vagas do Instituto Empreender para oportunidades de Jovem Aprendiz e são encaminhados para diversas empresas. A instituição faz também o acompanhamento trimestral dos aprendizes nas empresas em que foram contratados, para saber a percepção do empregador com relação ao trabalho desempenhado pelo colaborador e dar suporte aos mesmos.

Clodoaldo Silvestre é coordenador de Logística da Copobras, empresa onde Raul trabalha, e supervisiona a rotina de trabalho do jovem diariamente. Clodoaldo deu nota 10 a Raul pelo profissionalismo aliado a história de vida do jovem. “O Raul tem um diferencial bastante acentuado nos quesitos: responsabilidade e comprometimento.  Isso dentro da minha avaliação são seus pontos mais fortes. A iniciativa do programa Enter Jovem é espetacular no sentido social, pois viabiliza um canal direto entre os jovens e o mercado de trabalho”, relata o coordenador.

Para Raul, proatividade e espírito de liderança são características que ele desenvolveu com auxílio do programa e atribui ao Enter Jovem Plus o fato de ser um destaque no ambiente de trabalho. Dos planos para o futuro, o jovem pretende cursar faculdade de Direito e destaca com orgulho que agora pode colaborar com as despesas de casa. “Agora posso ajudar minha família a pagar algumas contas, o que para mim é muito importante. Vou batalhar para ter uma vida estável tanto financeira quanto emocional e ser respeitado na vida pessoal e profissional, sem grandes exageros, mas com metas cumpridas e novos sonhos a realizar”, fala.

Raul dá um recado para os jovens que estão em busca de emprego, mas que ainda não conseguiram uma oportunidade.” O mercado é muito exigente, por isso, tente se diferenciar da concorrência e isso já será uma vantagem.  Ser proativo é uma obrigação nos dias de hoje e os desafios são grandes e nos ajudam a crescer. Acima de tudo não devemos ter medo do mercado, ou ele pode te devorar. Com foco, perseverança e qualificação é possível ser um profissional bem sucedido”, conclui.

O Instituto Empreender atua, por meio do programa Enter Jovem Plus, em 12 instituições do estado de Pernambuco, nas regiões de Moreno, Ipojuca, Cabo, Santo Agostinho e Escada. Empresas que tenham interesse em contratar jovens aprendizes qualificados pelo Empreender, ou jovens interessados em participar do Enter Jovem, podem enviar um e-mail para [email protected] ou entrar em contato pelos telefones (81) 3423-2206 ou (81) 3422-2111.