Movimentos e organizações sociais se reúnem com o Alto Comissário do Mercosul

Tags

Posts Relacionados

Compartilhe

Movimentos e organizações sociais se reúnem com o Alto Comissário do Mercosul

DSC01513

 

 

A XIX Cúpula Social do Mercosul, que está ocorrendo desde ontem na cidade de Atyrá -Paraguai, recebeu a visita do Alto Comissário do bloco, o brasileiro Dr. Rosinha, que se reuniu com os cerca de 60 participantes, vindos dos 6 países-membros.

Durante o encontro foram levantados uma série de apontamentos, que foram respondidos, na medida do possível, pelo Alto Comissário, o principal deles foi sobre a possibilidade de que o documento final da Cúpula Social durante os encontros de Chefes de Estado que será realizada em Assunção a partir de segunda-feira, 21\12. O mais provável é que o documento seja encaminhado somente pela Unidade de Participação Social do Mercosul e através dos pontos focais.

Alguns temas que tem mais proximidade com a juventude brasileira foram tratados com o Alto Comissário, como as questões da validação oficial de estudos realizados em outros paises e a promoção pelo Mercosul de um programa de intercâmbio e estágios, inspirado no que ocorre na Europa a partir da iniciativa Erasmus Mundus.

Sobre o primeiro tema, Dr. Rosinha apontou uma grande dificuldade de avançar por conta das assimetrias de modelos educativos existentes e dos diversos níveis de qualidade das instituições privadas de ensino superior, o que dificulta a definição de parâmetros que possam facilitar a validação de estudos e de diplomas entre los países do Mercosul. A criação de um programa de intercâmbio já está na agenda do bloco, mas o Alto Comissário não soube precisar o atual estado de avanço do tema.

Os participantes da Cúpula Social do Mercosul seguem nessa sexta-feira debatendo em grupos de trabalho, e na parte da tarde se reunirão para fechar o documento final do encontro.