Tags

Posts Relacionados

Compartilhe

Unidade de Participação Social do Mercosul discute sobre reformulação das Cúpulas Sociais

DSC01516

Nessa sexta, 29/1, foi realizado o segundo dia da reunião da Seção Brasileira de Participação Social da Unasul – União Sul-Americana de Nações, e Mercosul – Mercado Comum do Sul,  ocorrida no escritório da Presidência da República em São Paulo.
Logo na abertura dos trabalhos, a Coordenadora da UPS – Unidade de Apoio à Participação Social do Mercosul, Mariana Vazquez, apresentou algumas iniciativas que vem sendo tomadas pelo órgão no sentido de fortalecer o espaço de diálogo com a sociedade. Entre os pontos apresentados está a iniciativa de revisar o formato de funcionamento das próximas Cúpulas Sociais, no sentido de aprimorar o processo de escuta durante esses foros; e a publicação das memórias dos eventos realizados anteriormente, que se iniciaram em 2006. Essa era uma reivindicação dos movimentos e organizações que participam desses fóruns, que foi finalmente atendida. A partir do próximo mês é provável que já tenhamos acesso a todas as discussões e decisões tomadas através dessas memórias.


“O objetivo é afinar o relacionamento entre a sociedade e o Mercosul”.
Respondendo aos questionamentos surgidos no debate, Mariana reforçou a disposição do Mercosul em melhorar os canais de diálogo e valorizá-los. Sobre o forte apelo de setores econômicos para que o foco do Mercosul seja nas relações comerciais, ela foi enfática: ” para os que defendem essa visão, não interessa valorizar o processo de participação social”. A forma de avançar nesse caminho, segundo ela, está na mobilização das organizações e movimentos ao redor da defesa desse espaço como um caminho fundamental  e estratégico para o processo de integração regional.
O Chefe da Assessoria Internacional da Secretaria de Governo e Ponto Focal (uma espécie de representante oficial do país nesses organismos) do Brasil na Unasul e Mercosul, Murilo Komniski,  relatou as iniciativas do governo brasileiro para a evolução desse processo de dialogo  sobre a em todo o país, apontando que a intenção é que esse processo seja feito de maneira permanente, e não apenas na véspera da realização dos eventos oficiais. Estão em pauta a montagem de uma agenda de eventos que debatam essa questão com setores da sociedade para que assim seja, em perspectiva, cada vez mais natural o entendimento da necessidade do aprofundamento dos laços culturais, econômicos, acadêmicos, econômicos entre os países da América do Sul e seus cidadãos.

Foi criada uma Secretaria Executiva da Seção Brasileira de Participação Social de Unasul e Mercosul, com o objetivo de, entre outras atribuições, sistematizar as discussões e propor iniciativas que melhorem e agilizem o funcionamento desse espaço. Foram indicadas 3 organizações/movimentos para compor essa primeira coordenação durante 2016, que será exercida por Clareana Cunha (Coletivo O Estopim), Airton Lourenço (Aliança Religiões de Matriz Africana), e Daniel Vaz, nosso colaborador do Infojovem e Coordenador-Geral da Universidade da Juventude, que participa na condição de representante da Opção Brasil, organização da qual ele é membro-fundador.

Por último, foi informado que haverá uma reunião entre os Pontos Focais da Unasul, prevista para o dia 11/2,  com o objetivo de encaminhar decisões que ainda impedem de definir a data exata do Fórum de Participação Cidadã do organismo.

A impressão final da maioria das organizações e movimentos parece ser a de que o processo vem avançando e que a iniciativa de construir esse espaço de participação deve contribuir bastante com a consolidação de uma maior integração entres os países da nossa região.

Leia mais: Nota publicada pela Secretaria de Governo da Presidência da República sobre a 19ª Cúpula Social do Mercosul, realizada em dezembro de 2015 no Paraguai: http://www.secretariageral.gov.br/noticias/2015/dezembro/movimentos-sociais-do-mercosul-repudiam-tentativa-de-impeachment