Tags

Posts Relacionados

Compartilhe

Organizações de Santa Catarina se articulam pela criação do Conselho Estadual de Juventude

Frente de juventude SC

Confira a “Carta aberta à juventude catarinense”, documento aprovado ao final de reunião ocorrida no último dia 30/1. Próxima reunião está prevista para 27/2, em Balneário Camboriú.

“No dia 30 de janeiro, jovens de diversas entidades e movimentos de juventude de Santa Catarina reúniram-se em Jaraguá do Sul para debater a criação do Conselho Estadual de Juventude, além de repercutir experiências das conferências Estadual e Nacional, realizadas em 2015, e conversar sobre políticas públicas para juventude no país.

Diante da necessidade de unificar forças das juventudes catarinenses visando o protagonismo da sociedade civil no Conselho, foi criada uma Frente entre as instituições representadas na reunião para acompanhar o processo de criação do órgão e mobilizar a juventude catarinense, a fim de garantir o atendimento das demandas em comum dos grupos organizados.

A reunião deliberou a organização de três grupos de trabalho: 1) o legal, cuja atribuição é analisar a legislação do Conselho e discutir propostas de mudanças na composição com base nas demandas estipuladas pelo grande grupo; 2) o de comunicação, responsável por replicar as ideias da rede ao público e divulgar as atividades organizadas; e 3) o de organização, com atribuição de mobilizar a juventude catarinense no processo de criação do Conselho e assegurar a devida representação, diversidade e pluralidade dos jovens do Estado em todo o processo.

É importante ressaltar que cada grupo de trabalho e a rede como um todo estão abertos para a participação de mais pessoas e movimentos, inclusive aqueles que não estavam representados na reunião.

Ficou agendada uma segunda atividade a ser realizada no dia 27 de fevereiro em Balneário Camboriú, às 10h, em local ainda a ser informado. O propósito dessa reunião será discutir encaminhamentos ao Fórum Estadual da Juventude, que está em vias de ser convocado pelo governo do Estado e é a instância de eleição dos futuros conselheiros.

As organizações representadas nessa rede cobram a convocação do Fórum Estadual da Juventude para eleger os integrantes do Conselho no prazo legal (em até 60 dias após a aprovação da lei que cria o órgão, a qual ocorreu em 8 de dezembro de 2015 pela Assembleia Legislativa), o respeito por parte do governo do Estado às demandas da sociedade civil em todo o contexto e o diálogo entre entidades governamentais e não-governamentais que evite um processo antidemocrático e garanta a participação das juventudes de Santa Catarina na execução de políticas públicas para o setor.”

Entidades representadas:
Aliança Bíblica Universitária do Brasil – Grupos Base de Florianópolis, Joinville e Blumenau
Centro Acadêmico de Direito/Univille
Conselho Municipal de Juventude de Balneário Camboriú
Conselho Municipal de Juventude de Jaraguá do sul
Conselho Municipal da Juventude de Palhoça
Diretório Acadêmico Nove de Março/Udesc
Diretório Central de Estudantes do IFC Camboriú
Empresa Jr. Consultoria FMP
Juventude Socialista – PDT/SC
Juventude do PT de Santa Catarina
ONG Engajamundo
Prefeitura Municipal de Palhoça
Presidenta da Câmara Mirim de Balneário Camboriú
Presidente do Diretório Central de Estudantes/Univille
Rede Ecumênica da Juventude
União Brasileira de Mulheres – Jaraguá do Sul
União Brasileira dos Estudantes Secundaristas
União Catarinense dos Estudantes
União Nacional LGBT – Jaraguá do Sul
União da Juventude Socialista
União dos Jovens Pastores Evangélicos de Balneário Camboriú