Tags

Posts Relacionados

Compartilhe

Jovem autista é candidata nas primárias à Prefeitura de Roma

Imagem: Agência Ansa

Imagem: Agência Ansa

 

Chiara Ferraro, de 25 anos, entrou na disputa das primárias de maneira simbólica, para dar voz aos autistas

Uma jovem autista de 25 anos é uma das candidatas das primárias do Partido Democrático (PD), de centro-esquerda, liderado pelo primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, para a Prefeitura de Roma. 

A votação para escolher o postulante da legenda na disputa pelo comando da capital e maior cidade do país acontece neste domingo (6) e reúne seis nomes, incluindo o vice-presidente da Câmara dos Deputados, um ambientalista, um general e um ex-senador. No entanto, o grande destaque é Chiara Ferraro, diagnosticada com autismo, transtorno neurológico que compromete as habilidades de interação social da pessoa.

Tecnicamente, ela não poderia concorrer nas primárias da centro-esquerda porque tinha apenas mil assinaturas em seu apoio (as normas do PD exigem pelo menos 2,5 mil), mas o partido decidiu permitir a candidatura pelo seu “valor simbólico” e para dar voz aos autistas. Em 2013, Ferraro já havia tentado uma vaga de vereadora na capital, mas sem sucesso.

“Minha filha é uma garota com uma doença grave e não poderá nunca se curar, mas não é por isso que devemos nos esconder. As instituições não podem nos rejeitar, isso que aconteceu foi um passo de grande civilidade”, declarou Maurizio, pai da jovem.

Contudo, a ideia não agradou a todos. Gianluca Nicoletti, editorialista do jornal “La Stampa”, publicou no mês passado um artigo criticando duramente a candidatura da jovem, com o argumento de que se trata de uma “escamotagem propagandística”. “Só serve para alimentar uma visão irreal do autismo, além de confirmar a vontade institucional de privilegiar o espetáculo em relação à substância”, escreveu o jornalista, que tem um filho autista e um site sobre a patologia.

Ferraro concorre com outros cinco candidatos: o vice-presidente da Câmara dos Deputados Roberto Giachetti, 54 anos; o escritor e ambientalista Gianfranco Mascia, 54; o deputado Roberto Morassut, 52; o ex-senador Stefano Pedica, 58; e o subsecretário de Estado do Ministério da Defesa, general Domenico Rossi, 64.

Com informações do IG