Indicação de provável novo Secretário Nacional de Juventude gera muita polêmica no PT

Tags

Posts Relacionados

Compartilhe

Indicação de provável novo Secretário Nacional de Juventude gera muita polêmica no PT

jefferson lima

Diversas fontes confirmaram a saída de Gabriel Medina de Toledo da função de Secretário Nacional de Juventude. Jefferson Lima, que provavelmente será indicado como novo Secretário, enfrenta alas do seu próprio partido, aonde inclusive ocupa a função de Secretário Nacional de Juventude da legenda, para poder ocupar o posto.

Diversas correntes do PT – Partido dos Trabalhadores, lançam manifesto onde registram o descontentamento com a indicação de Jefferson, que, segundo o texto “ fortalece a política de gabinetes, construída em torno da aliança prioritária com setores do PMDB, típica de quem busca ascender nas instâncias partidárias, não para fortalecer o Partido e a juventude brasileira, mas sim por alpinismo político-social”.

Confira o manifesto lançado pelo “ Movimento da Juventude Petista”:

EM DEFESA DA SECRETARIA NACIONAL DE JUVENTUDE E DE UM NOVO CICLO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE

A Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) representa um importante instrumento político da juventude brasileira na sua luta por reconhecimento e direitos. A instância tem o papel fundamental de mapear as demandas da juventude brasileira, fortalecer e construir políticas públicas de juventude com o objetivo de ampliar direitos e superar contradições, enfrentar problemáticas básicas dos mais diversos âmbitos em que a juventude se encontra e de estabelecer espaços amplos e democráticos de discussão com os/as jovens.

Diante dessas tarefas, a SNJ, junto com o Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE) e os movimentos sociais, voltaram-se durante o ano de 2015 para a defesa dos direitos da juventude através da luta para barrar a redução da maioridade penal no Congresso Nacional, da luta contra o golpe e da realização da 3ª Conferência Nacional de Juventude, que buscou dialogar sobre as várias formas de mudar o Brasil. Ao mesmo tempo, os movimentos de juventude foram surpreendidos com a decisão de suprimir a SNJ na Reforma Administrativa do governo federal. Essa decisão colocou em risco os 10 anos de construção das políticas públicos de juventude e gerou impactos para a organização da 3ª Conferência Nacional de Juventude.

A forte mobilização de diversos movimentos de juventude, partidos políticos, do CONJUVE e da própria SNJ em defesa da sua manutenção e fortalecimento resultou na aprovação da Medida Provisória que trata da reforma administrativa na Câmara dos Deputados transfere a SNJ para o novo Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, incluindo também o termo “Juventude” no nome do Ministério. No entanto, a discussão ainda seguirá para o Senado e exige a atenção e coesão de todos os setores sociais interessados no fortalecimento da política de juventude no país.

O Movimento da Juventude Petista entende que o momento é de defesa da SNJ, de garantir uma adequada transição para o novo Ministério e de fortalecimento e ampliação dos laços da secretaria com os diversos movimentos da juventude brasileira. É fundamental que a gestão da SNJ aperfeiçoe o diálogo com a juventude, com os movimentos sociais e populares, para que o momento que a secretaria vive seja enfrentado com unidade e esses próximos anos sejam de construção de um novo ciclo de políticas públicas de juventude que ampliem ainda mais os direitos da juventude brasileira.

Neste sentido, portanto, condenamos o oportunismo de quem se aproveita dessa conjuntura para fortalecer projetos personalistas, sem representatividade e diálogo com os diversos movimentos movimentos e organizações da juventude brasileira. A possível e lamentável indicação de Jefferson Lima para comandar a SNJ fortalece a política de gabinetes, construída em torno da aliança prioritária com setores do PMDB, típica de quem busca ascender nas instâncias partidárias, não para fortalecer o Partido e a juventude brasileira, mas sim por alpinismo político-social. Essa indicação não nos representa!

Queremos uma Secretaria Nacional de Juventude alinhada com as lutas da juventude trabalhadora e que seja fiadora de um novo ciclo de políticas públicas de juventude no país.

MOVIMENTO DA JUVENTUDE PETISTA
ARTICULAÇÃO DE ESQUERDA
ARTICULAÇÃO UNIDADE DA LUTA/DF
AVANTE/S21
ESQUERDA POPULAR E SOCIALISTA / NOVO RUMO
MENSAGEM AO PARTIDO
MILITANCIA SOCIALISTA