Tags

Posts Relacionados

Compartilhe

Cidade de João Pessoa implantará educação financeira nas escolas

educação financeira

A Prefeitura Municipal de João Pessoa, capital da Paraíba irá implantar a educação financeira na grade curricular das escolas do Ensino Fundamental na Capital. A confirmação da informação veio durante audiência pública sobre o tema, promovida pela Câmara Municipal da cidade, promovida durante a primeira semana de março. A propositura foi do vereador Marco Antonio (PPS), autor da Indicação ao Poder Executivo N° 004/2014, que solicita a inclusão da matéria no formato transversal ou interdisciplinar.
Marco Antonio comemorou ao saber da confirmação da informação, que veio através da fala do Diretor de Gestão Curricular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Gilberto Cruz, que na oportunidade, representou a secretária titular da pasta, Edilma Ferreira. “Esta é uma questão importante para que as futuras gerações possam saber lidar com os aspectos da vida financeira. A educação financeira nada mais é do que uma leitura da realidade, forma de planejamento de vida, realização individual e coletiva, e deve ser trabalhada desde os anos iniciais da vida escolar”, defendeu o parlamentar.

Ainda segundo o vereador, a educação financeira poderá ser trabalhada nas escolas pelos próprios professores, inclusive, como integrante das ementas de disciplinas da área de humanas. “Em geografia, por exemplo, na explicação dos conceitos de blocos econômicos, importações e exportações, IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), PIB (Produto Interno Bruto), crescimento econômico e desemprego estrutural; em história, com a contextualização da função do dinheiro na sociedade; e em biologia, com noções de sustentabilidade, desenvolvimento econômico versus impactos ambientais”, sugeriu o vereador.
Proposta vai para discussão
Em seguida, o diretor Gilberto Cruz explicou que a regulamentação da educação financeira ainda dependerá das discussões e encaminhamento do Conselho Municipal de Educação, além da capacitação dos profissionais que atuarão diretamente com os alunos em sala de aula.
“A Secretaria Municipal de Educação vai sim implantar o método, na modalidade transversal, ou seja, multidisciplinar, mas ainda é preciso que o tema passe por uma ampla discussão, e que os nossos professores sejam capacitados. Vamos encaminhar o projeto para que o Conselho Municipal de Educação regulamente a proposta pedagógica e o formato que será apresentado às escolas”, explicou.

Também presente a audiência pública, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Telma Lúcia de Souza, aprovou a iniciativa. “Esta proposta veio em boa hora. É possível inserir a educação financeira se for como tema transversal. O momento é propício, pois, estamos discutindo a base nacional comum da educação”, disse.

Fonte: Com informações do portal administradores.com.br