Tags

Posts Relacionados

Compartilhe

Começa a convocação para o Parlamento Jovem Brasileiro 2016

parlamento jovem

Você gostaria de vivenciar o dia a dia de um parlamentar?

O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos de ensino médio de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como deputados jovens. 

 A riqueza de aprendizados é bastante grande, e os 78 alunos empossados como deputados jovens têm a oportunidade de desenvolver habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões, além de construir um olhar mais crítico sobre sua realidade. Somados à experiência de convivência com as culturas e cores de todas as partes do nosso país, o PJB potencializa a atuação mais democrática dos jovens e seu protagonismo político. 

A primeira edição do programa ocorreu em 2004. De lá para cá, houve a participação de 924 jovens parlamentares estudantes do ensino médio. Mais que isso, milhares de estudantes e professores em todos os estados se mobilizaram para trabalhar o PJB em sala de aula e possibilitaram que esses aprendizados também se estendessem a todos os que se inscreveram ao longo de todas as edições. 

Você pode participar escrevendo um projeto de lei, que reflita sobre a realidade do país, observando os problemas que precisam de solução e propondo possíveis alternativas em formato de propostas de lei, sobre qualquer tema. 

O regulamento de participação do PJB está no Manual de procedimento, o link segue logo abaixo. Nele você vai verificar também o número de vagas para cada estado.

O PJB mantém canal de comunicação entre os estudantes de todo o Brasil e a Câmara dos Deputados: a fanpage do Parlamento Jovem Brasileiro está no endereço www.facebook.com/parlamento.jovembrasileiro .

Manual de procedimento PJB 2016: http://www2.camara.leg.br/responsabilidade-social/parlamentojovem/2016/manual-de-procedimentos

Com informações da Câmara dos Deputados