Tags

Posts Relacionados

Compartilhe

Criciúma é a primeira cidade de Santa Catarina a propor um Plano Municipal da Juventude

Imagem: Neka Dal Pont

Imagem: Neka Dal Pont

O Auditório Ruy Hülse, da Unesc, abrigou na noite desta sexta-feira (8), dezenas de jovens e adolescentes para discutir os primeiros passos do Plano Municipal da Juventude 2016-2025, que foi lançado pela Administração Municipal de Criciúma, através da Coordenadoria Municipal da Juventude, e tem como tema “Criciúma Jovem – Compromisso de Todos”. A meta do projeto é guiar as políticas públicas desenvolvidas pelo Município e voltadas para a juventude com idade entre 15 e 29 anos.

Segundo o presidente do Conselho Superior de Gestão, Silvio Ávila Junior, que no ato representou o prefeito Márcio Búrigo, é importante que os jovens entrem nos debates propostos pela Administração, pois somente eles podem definir o melhor caminho que devem seguir. “Com esses espaços democráticos de discussão oferecidos pelo Governo, a juventude criciumense passa a ter muito mais voz, oportunidade de expor suas reais necessidades e conquistar seu espaço, pois os assuntos tratados neste encontro são de seus próprios interesses. Nós precisamos que a juventude participe, decida o que serão o nosso país e a nossa cidade nesse futuro e que cobrem dos seus representantes a execução desse plano”, declara Ávila Junior.

Esta é a primeira audiência pública das sete que foram preparadas. Os jovens que participaram conheceram os sete eixos temáticos, e debateram com a comissão provisória quais setores terão prioridade em investimentos futuramente na região. Aqueles que não puderem comparecer aos encontros, mas tiverem interesse em conhecê-lo, a Administração disponibilizou no site da prefeitura um questionário voltado ao Plano Municipal da Juventude.

As comunidades da Boa Vista, Santa Luzia, Próspera, Rio Maina, Centro e Quarta Linha também receberão audiências públicas até o dia 28 de junho. A comissão provisória, que foi eleita na última Conferência Municipal da Juventude, é formada por representantes das associações de moradores, ONGs, entidades, grupos escolares, representação religiosa e clubes de serviços. Após todas as discussões o Plano Municipal da Juventude será transformado em Projeto de Lei, encaminhado para votação na Câmara de Vereadores e incorporado ao Plano Plurianual do Município.

Também no ato desta sexta-feira foram realizadas duas importantes ações: a entrega para a Câmara de Vereadores do Projeto de Lei que cria o Conselho Municipal da Juventude e a entrega para a Unesc do edital da Bolsa PMC, que concede bolsas de estudo a estudantes de baixa renda que desejam cursar o ensino superior. “A Unesc e o DCE, com certeza, serão parceiros da Prefeitura nessa nova etapa da Juventude e estamos muito felizes em saber que Criciúma está sendo pioneira nesse sentido”, declarou a pró-reitora de Pós-Graduação da Unesc, Luciane Ceretta.

Eixos que serão abordados durante as audiências públicas

O Plano Municipal de Juventude será implementado de acordo com os seguintes eixos orientadores e suas respectivas diretrizes:

I- Juventude, Educação e Cultura

II- Juventude, Esporte e Lazer

III- Juventude, Diversidade e Segurança a Vida

IV- Juventude, Saúde e Qualidade de Vida

V- Juventude, Território e Meio Ambiente

VI- Juventude, Mercado de Trabalho e Inclusão Social

VII- Juventude e Participação

Fonte: Prefeitura de Criciúma