Tags

Posts Relacionados

Compartilhe

Jovens do Morro do Vidigal transformam dificuldade em moda e desfilam em SP

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

O Vidigal está na moda e a moda está no Vidigal! É assim que Nadine Gonzalez, ex-Daspu e idealizadora da Casa Geração Vidigal, explica o sucesso das coleções criadas por seus alunos na primeira e única escola de moda localizada em uma favela carioca. As sete coleções criadas pelos jovens – todos com menos de 25 anos – vão poder ser vistas de perto nesta sexta-feira na 39ª Casa de Criadores, em São Paulo.

Cada coleção conta com um padrinho, com nomes como os de Andrea Marques, Lenny Niemeyer, Chiara Gadaleta, Yassine Saidi e Fernando Cozendey, além da mão certeira do consultor inglês Robert Forrest, que passou um mês no local no fim do ano passado realizando uma série de oficinas.

David Elias, 21, morador de Nova Iguaçu e um dos alunos mais promissores da escola, revela que o curso abriu muitas portas que nenhum outro abriria. “Acabei de fazer uma coleção com a Andrea Marques. Não teria conseguido isso em nenhuma faculdade. Meu desenho saiu do papel e vou poder mostrar e vender nossas peças”. Ele criou com outros jovens a coleção Landslide, que pode ser conferida na galeria abaixo.

Seu sonho agora é ter sua marca própria. “Já tenho tudo na minha cabeça desde a infância. Criei tudo com um amigo na época. Como ele morreu, fiquei com a meta de fazer essa marca. Quero passar meus sentimentos e meu amor com ela”. E já tem nome? “Já, vai se chamar Zatar. O sobrenome dele era Zar, mas ele gostava de ser chamado de Miguel Zatar. Achava que dava força”. Miguel morreu de leucemia, aos 15 anos.

Para James Cesari, um dos professores da escola, o trabalho dos alunos é excepcional. “Fiquei orgulhosíssimo com essa última turma. Isso que eles fizeram é digno de passarela de Paris. E saindo de uma escola no meio da favela… O que essa molecada tem na cabeça? São muito bons”, exalta James, que já trabalhou na Ausländer e na eco-friendly Movin. Ex-morador da Lagoa, hoje aderiu aos encantos do Vidigal.

A Casa Geração Vidigal é um projeto da ModaFusion, associação sem fins lucrativos. Ela foi aberta em 2013 pela francesa Nadine e pela brasileira Andrea Fasanello. São sete coleções apresentadas pelos alunos da turma 2015: Allan Machado, Mariane Ferreira, Alice Calzolari, David Elias, Lucas Wollker, Daniel Kalleb, Clara Vitória, Klyssya Martins, Valeska Mitrano, Vanessa Mitrano, Rodrigo Guedes, Junior Santos, Jéssica Senra, Rodrigo Severiano e Camila Vaz, que contarão com o styling de Dudu Bertholini no evento. Para se inscrever, os jovens precisam ter entre 18 e 25 anos, passar em duas etapas de seleção e se comprometer com sensibilidade, habilidades e motivação. Vinte jovens, de 400 inscritos por ano, são escolhidos e as aulas técnicas incluem estilo/criação, modelagem, corte/costura, história da moda, antropologia da moda e moda sustentável.

Fonte: Glamurama (Por Denise Meira do Amaral)