Tags

Posts Relacionados

Compartilhe

Juventude de Angola deve desempenhar papel crucial no processo de reconstrução do país

bandeira_da_angola

A juventude, por constituir a maioria da população e ser, sobretudo, aquela camada que representa maior potencial desenvolvimento, deve desempenhar um papel crucial em todo o processo de reconstrução e progresso do país.

Esta visão estratégica foi defendida recentemente, pelo vice-governador da província de Cuando Cubango para o setor político e social, Pedro Camelo, em ato local realizado no 14 de Abril, quando se comemora no país o Dia Nacional da Juventude.

Segundo o responsável, desta forma a juventude vai igualmente defendendo a sua instrução do ponto de vista académico, de modo a que possua uma cultura vasta e diversificada, procurando e promovendo valores nacionais comuns com o respeito pela diversidade das várias comunidades socioculturais, condição primária para o desenvolvimento da identidade angolana.

Pedro Camelo sublinhou que é com este objetivo que o governo tem centrado a sua preocupação no sentido de assegurar a efetivação das principais aspirações da juventude, com principal destaque para a concretização dos direitos específicos, mormente nos domínios da formação técnico – profissional, do emprego, da educação e ensino.

O governo, prosseguiu, tem ainda centrado preocupação na oferta da assistência médica e medicamentosa, da formação física e estética, da ocupação dos tempos livres, do direito à associação e manifestação e da liberdade de culto, realçando que a comemoração da data constitui a reconhecida homenagem à todos quantos jovens ontem e hoje são o garante, amanhã o garante da continuidade e da soberania do seu país.

O vice-governador referiu que, a política e a estratégia da juventude constituem os dispositivos normativos basilares de orientação no tratamento dos assuntos da juventude no contexto histórico, socioeconómico e cultural por que o país atravessando.

Destacou que o Plano Nacional de Desenvolvimento da Juventude 2014/2017, resultante do Fórum Nacional da Juventude, realizado aos 13 de Setembro de 2013, na sequência da implementação do Programa de Auscultação à Juventude, emerge de uma iniciativa do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, um desafio que responde o artigo nº2 da Carta Africana da Juventude.

Fonte: Agência Angola Press