Tags

Posts Relacionados

Compartilhe

XXV Cúpula da Ibero-América propõe investir em geração de jovens bem formados e empreendedores

mapa iberoamerica cupula cartagena

Juventude, Empreendimento e Educação foram os temas escolhidos para a 25ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo dos países ibero-americanos, com a intenção de formar a base de seu desenvolvimento nos próximos anos.

A titular da Secretaria Geral Ibero-Americana (Segib), Rebeca Grynspan, que liderará em Cartagena de Indias sua segunda Cúpula à frente da entidade, tomou a educação como uma das prioridades de seu mandato com o propósito de adequar “as oportunidades ao talento” da geração “mais educada da história” da região.

“Dois terços dos estudantes universitários são a primeira geração de suas famílias a ir à universidade”, disse Rebeca em múltiplas ocasiões ao reivindicar o sistema de vagas de estudantes que a Segib desenhou na Cúpula de Veracruz (México), em 2014.

Assim, durante os últimos 24 meses mais de 500 instituições, empresas e entidades educacionais aderiram ao programa de bolsas de estudos para estudantes, professores e pesquisadores, que pretende chegar em 2020 com uma oferta de 200 mil vagas. Organismo como o Ministério da Educação Superior de Cuba, a Universidade de El Salvador, a Secretaria de Educação Superior, Ciência e Tecnologia do Equador e o Conselho Superior Universitário Centro-Americano já fazem parte do programa.

Além disso, empresas como o Banco Santander, que garantiu 20 mil das 200 mil vagas, e a companhia aérea Iberia, que oferecerá descontos aos bolsistas, formam, por sua vez, parte desta aliança que pretende atingir a relevância do programa europeu Erasmus, abrindo o espectro aos 22 países ibero-americanos.

Para oferecer oportunidades ao “maior grupo de jovens que nunca se viu na região ibero-americana”, nas palavras de Rebeca em referência aos 160 milhões dos 600 milhões de habitantes desta comunidade, o “Pacto Ibero-americano pelas Juventudes” será elevado aos chefes de governo na Cúpula.

Este acordo, referendado pelos 19 países da América Latina e os três europeus (Espanha, Portugal e Andorra) que integram a Comunidade Ibero-Americana na reunião preparatória de ministros e responsáveis de Juventude, contém 22 pontos pensados para melhorar a vida dos jovens.

Cada país ficará incumbido de uns dos pontos, que vão desde o reconhecimento dos direitos das pessoas jovens, a promoção da igualdade de oportunidades, o impulso à participação da juventude em cargos públicos e o fomento de uma oferta educativa coerente com a realidade juvenil.

Quanto ao empreendimento, o terceiro componente do lema da cúpula, ela apelou várias vezes a que as empresas e as instituições da região tomem o “risco” necessário para ser “inovadores” e encontrar um nicho de mercado no qual encontrar sucesso.

Assim, o Laboratório Ibero-americano de Inovação Cidadã que realiza sua 3ª edição em Cartagena de Indias desde 9 de outubro, reúne mais de 100 pessoas que trabalham de maneira colaborativa para encontrar soluções a problemas das comunidades da região.

Entre os 11 projetos selecionados, o chamado “Gente” desenvolverá uma tipografia digital do “maach meu”, a língua da comunidade Wounaan, distribuída entre Colômbia e Panamá, e outro, batizado “Interface”, criará dispositivos urbanos para ajudar pessoas com necessidades especiais a se deslocarem pelas cidades.

A Segib, que organizou as três edições do Laboratório realizadas em Veracruz (2014), Rio de Janeiro (2015) e o agora em Cartagena, lidera um processo regional de criação de espaços de colaboração cidadã que procura oferecer respostas a dúvidas comuns através da inovação e a tecnologia.

Além disso, também no marco da Cúpula acontecerá o já tradicional Encontro Empresarial que nesta edição reunirá cerca de 500 empresários de companhias líderes da região e que terá como foco o empreendimento, o emprego e a paz.

Com informações do Portal Terra