Tags

Posts Relacionados

Compartilhe

Santander, na Espanha, conecta a cidade e seus habitantes em tempo real

santander mapa de sensores

Um assunto bastante comentado atualmente sobre tecnologia é o alcance da utilidade da “internet das coisas”. O telefone celular e o computador são apenas 2 dos muitos itens que dispõe de conexão remota através de algum dispositivo acoplado, dentre uma série que inclui outros inúmeros pontos de conexão fixos e remotos espalhados pela cidade. Se hoje em dia ainda é complicado sobre isso, imagine tratar do tema em 2009; e o seu pioneirismo é a razão que faz da cidade espanhola de Santander, localizada ao Norte do país, distante 450 km da capital, Madrid, uma referência mundial na construção estrutural do que poderíamos chamar de uma “cidade do amanhã”

Essa referência internacional foi conquistada, em um primeiro momento, pelo desenvolvimento de um amplo sistema de dispositivos integrados de monitoramento de uma série de dados sobre a cidade, que inclui o abastecimento de água, a coleta de lixo, iluminação pública, mobilidade urbana, entre outros, que promovem a visualização dos dados em tempo real, proporcionando uma gestão em tempo real de muitas dessas situações.

No centro de Santander, cidade com cerca de 175 mil habitantes, existem 400 sensores nas ruas do centro monitorando as vagas disponíveis para estacionamento, que são informadas em painéis distribuídos pela região ou por GPS. Por um aplicativo é possível pagar a taxa de estacionamento e renovar o tempo de parada remotamente, sem precisar ir até o parquímetro para colocar moedas.

Os sensores nos coletores de lixo avisam quando estão cheios para que sejam recolhidos, diminuindo as despesas com a contratação do serviço de limpeza urbana. A irrigação dos parques é ativada apenas quando se detecta que o solo está seco. As pessoas ao entrarem nessa plataforma podem localizar comércios, bibliotecas, ambulatórios, se informar do seu consumo de água em tempo real e receber um alerta em caso de algum vazamento identificado.

Nesse cenário destaca-se a participação da Universidade da Cantabria como o laboratório de desenvolvimento dessa e de outras iniciativas que estão em curso, que somada à Prefeitura local e à União Europeia, que financiou o projeto, instalaram quase 20.000 sensores para o processo de coleta dos dados. “Com um tamanho ideal para experimentar, agora Santander é a cidade mais conectada da Europa em termos de infraestrutura desenvolvida”, afirma o Professor Luis Muñoz, que participa do projeto desde o início.

Essa experiência será apresentada na abertura do evento Cidade 4.0 – Experiências inovadoras para a Cidade do Amanhã, que será realizado na USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul entre 29 e 31 de março de 2017.

O conferencista de abertura será Jaime Gutiérrez Bayo, pesquisador vinculado à  FundaçãoLeonardo Torres Quevedo, da Universidade da Cantabria, autor de um recente estudo do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, sobre a experiência de cidade inteligente desenvolvida por Santander – https://publications.iadb.org/handle/11319/7717?locale-attribute=es& (em espanhol)

O evento receberá conferencistas de 5 países – Espanha, Portugal, Colômbia, México e Brasil, e também realizará um encontro de pesquisadores, com a apresentação de trabalhos acadêmicos, e o Seminário Universidade, Cultura e Sociedade: Cidades criativas, territórios inteligentes.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas pela página cidadedoamanha.com.br.

Todas as atividades serão realizadas na USCS Campus Barcelona, localizado na Avenida Goiás, 3.400.

A promoção do evento é da Prefeitura de São Caetano do Sul, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho (SEDERT); a organização da Associação de Universidades da América Latina e Caribe para a Integração (AUALCPI) e da Opção Brasil; e recebem o apoio, entre outras instituições, da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC.