Governo da Paraíba reúne mais de 140 gestores municipais

c0cabc9c-b05a-43b4-81fc-d5a42c18a3e1

 

O governo da Paraíba, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer do Estado (Sejel), promoveu na última quarta-feira (12/04), em Campina Grande, uma oficina promovida com gestores municipais sobre o programa Identidade Jovem (ID Jovem). A oficina contou com mais de 140 participantes oriundos de cerca de 100 municípios de todas as regiões do estado. No evento, também estiveram presentes prefeitos e vice-prefeitos que puderam conhecer o funcionamento do programa do federal, que é previsto e regulamentado pelo Estatuto da Juventude e operacionalizado através da Secretaria Nacional de Juventude e do Cadastro Único da Caixa Econômica Federal.

O ID Jovem viabiliza, por meio de um aplicativo de smartphone ou pelo site do programa (http://www.caixa.gov.br/programas-sociais/id-jovem/) a meia entrada cultural, meia passagem de ônibus interestadual, entre outros direitos das juventudes brasileiras previstos na Lei 12.852 de 5 de agosto de 2013. Atende jovens que estejam inscritos no Cadastro Único do Governo Federal e tenham renda familiar inferior a dois salários mínimos.

Na oportunidade os gestores, prefeitos e vice-prefeitos presentes puderam dialogar com a Secretária Executiva de Juventude do Governo do Estado, Priscilla Gomes, Felipe Teles que na oportunidade representou a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano e Juliana Ivo, Consultora Regional da Secretaria Nacional de Juventude.

Segundo Priscilla Gomes, a oficina organizada pela Sejel foi um passo importante para expandir o acesso ao programa no estado e mobilizar as gestões municipais para divulgarem essa ferramenta para as juventudes em suas localidades de modo que assim, estes jovens possam ter acesso ao ID Jovem, um mecanismo que segundo ela é simples de ser utilizado, mas tem esbarrado na falta de informação e difusão entre as juventudes.

“Hoje foi um momento especial para a ampliação e massificação do ID Jovem no estado, temos um potencial de mais de 500 mil jovens que podem utilizar essa ferramenta para acessar seus direitos, porém pouco mais de 300 até aqui, já utilizaram o aplicativo, nessa perspectiva o Governo Federal entrou em diálogo conosco para formar uma parceria para o programa aqui no estado, nessa perspectiva e tendo em vista a importância que o programa tem, nós, a partir de agora, vamos fortalecer uma estratégia para ampliar esses números em todo o estado” explica a secretária.

Na oportunidade, Priscilla Gomes anunciou o Lançamento Oficial do ID Jovem na Paraíba, além do lançamento do programa no Nordeste que ocorrerá no dia 26 de Maio em João Pessoa. Na mesma ocasião também ocorrerá a reunião do Fórum Nacional de Gestores com os representantes nordestino para traçar ações e estratégias conjuntas entre os estados.

 

Com informações da Sejel/PB