Inscrições abertas para eleição do Conselho da Juventude da Paraíba

IMG-20180717-WA0033

O edital de convocação para a eleição dos representantes da sociedade civil no Conselho Estadual de Juventude da Paraíba (CEJUP) foi publicado na edição do sábado (14) do Diário Oficial do Governo do Estado (http://paraiba.pb.gov.br/diario-oficial-de-14-07-2018/diario-oficial-14-07-2018-3/)

As inscrições para disputar umas das vagas do CEJUP foram abertas na última segunda-feira (16) e seguem até o dia 27 de julho. Para efetuar a inscrição é preciso preencher o formulário disponível em: https://docs.google.com/forms/d/14q7wS8Oi-
4-UkNTWCyDvD1dhV-U1IsDHBFF43hICnl_o. Além do preenchimento do formulário, é preciso realizar o envio de documentações comprobatórias para o e-mail: [email protected]

Após o recebimento das documentações, a lista das entidades aptas será publicada no diário oficial do dia 31 de julho, cabendo recursos até o dia 02 de agosto, a relação final com as entidades habilitadas para participar do pleito final será divulgada no dia 08 de agosto.

Os representantes da sociedade civil podem concorrer nas seguintes categorias:

Representante do movimento estudantil no ensino médio, privado ou público;
Representante do movimento estudantil no ensino superior, privado ou público;
Representante do movimento de mulheres;
Representante do segmento artístico-cultural;
Representante do segmento dos desportistas;
Representante do movimento de gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros – lgbt;
Representante das comunidades quilombolas;
Representante dos povos indígenas;
Representante do movimento negro;
Representante do segmento em defesa das pessoas com deficiências;
Representante do segmento em defesa do meio ambiente;
Representante do movimento do campo; representante de redes e fóruns de juventude.

Para ter a candidatura aceita é preciso que a instituição tenha pelo menos dois anos de funcionamento comprovado com atuação na defesa e garantia de direitos com reconhecimento na área e na temática de juventude dentro do estado.

Movimentos, associações ou organizações de juventude, fóruns e redes de juventude, além de entidades de apoio às Políticas Públicas de Juventude com atuação nacional, também podem concorrer às 13 cadeiras destinadas a elas, desde que apresentem o relatório de atividades 2015 e 2016.

A eleição acontecerá no dia 13 de agosto de 2018 em João Pessoa com a presença de um membro indicado por cada entidade, este participante, votará para eleger um titular e um suplente apenas no segmento de juventude em que concorre e está habilitado. As despesas com deslocamento e hospedagem para participar do pleito se darão por conta das entidades participantes.

Ao fim do processo o relatorio final será publicado no Diário Oficial com a lista dos titulares e suplentes eleitos. A expectativa é que ainda no mês de agosto (Mês da Juventude) os membros eleitos do CEJUP sejam empossados e possam iniciar as atividades no conselho.

Para mais informações, a Secretaria Executiva de Juventude disponibilizou o telefone: (83) 32188744 das 8h às 16h30 de segunda à sexta-feira.

 

 

Fonte: Governo da Paraíba