Diplomacia Civil forma delegações para maiores fóruns de economia e comércio mundial

inscrições

O programa Diplomacia Civil, iniciativa do Instituto Global Attitude, está com inscrições abertas para formar duas delegações jovens, as quais participarão de fóruns sobre comércio mundial, combate à pobreza e crescimento econômico inclusivo, ambos realizados no mês de outubro: WTO Public Forum, que acontece em Genebra, Suíça, e Annual Meetings, em Washington, Estados Unidos.

Os delegados terão a oportunidade de assistir a debates e palestras com líderes e organizações internacionais, além de contar com uma agenda de reuniões exclusiva, organizada pelo programa, e com os Diplo.Labs – workshops online de capacitação com temas preparatórios para os eventos.

Sobre os fóruns
Evento anual da Organização Mundial do Comércio (OMC), o WTO Public Forum serve como plataforma de discussão sobre os últimos desenvolvimentos no comércio mundial, propondo meios de melhorar o sistema comercial multilateral. O evento atrai representantes da sociedade civil, empresas, academia, mídia, governos, parlamentares e organizações inter-governamentais. A edição deste ano acontece de 6 a 13 de outubro e se debruçará sobre o tema “Avanços no Mercado: adaptando-se a um mundo em mudança”.

O Annual Meetings, por sua vez, é o principal evento do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI) para discutir os progressos das duas organizações ao longo do ano, além de debater sobre questões políticas e monetárias internacionais, crescimento inclusivo, mercado financeiro e aprovar resoluções correspondentes para a implementação de novas políticas financeiras. Este ano o fórum acontece de 13 a 21 de outubro e espera receber 13 mil participantes, entre eles o presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, a diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, ministros das Finanças de todo o mundo, representantes de governos, da sociedade civil e de outras organizações internacionais como OCDE e OMC.

Como participar
Podem se candidatar estudantes, jovens profissionais e pesquisadores de 18 a 35 anos, independente da área de formação, até o dia 29 de julho (domingo), às 23h59, preenchendo o formulário eletrônico e anexando currículo.

O critério de seleção leva em conta o desempenho acadêmico do candidato, interesse pela temática abordada nos eventos e proposta de artigo, desenvolvido durante a preparação para a viagem.

O programa é pago e inclui o credenciamento no evento, passagens aéreas de ida e volta, traslado aeroporto-hotel, acomodação em hotel, seguro saúde, workshops Diplo.Labs, supervisão e orientação para redação do artigo de pesquisa, cartão de visita personalizado, kit do delegado, certificado de participação e acompanhamento de um coordenador do Diplomacia Civil.

Sobre o Diplomacia Civil
O programa tem a missão de engajar jovens brasileiros na agenda mundial através de capacitação e coordenação de delegações para conferências internacionais, permitindo que futuros líderes brasileiros tenham voz ativa no cenário externo. Desde 2011, o Instituto Global Attitude já coordenou a participação de mais de 350 jovens em programas internacionais.

Fonte: Diplomacia Civil / Global Attitude