Campanha busca apoio para documentário sobre Irís Nogueira

WhatsApp Image 2021-05-13 at 23.01.09

No mês passado, a jovem Irís Nogueira, no auge de seus 28 anos de idade, foi mais uma das vítimas dessa trágica doença que assola o nosso país. Ativista política atuante, com participação ativa nos movimentos em defesa dos direitos humanos, contra o racismo, pelas políticas públicas de juventude, LGBTQIA+, entre outras causas, fez de sua trajetória de vida exemplo para muitas pessoas.

Nos últimos anos, Irís vinha desempenhando diversas funções de destaque e ocupando espaços importantes na vida política nacional. Até o final de 2018, ela estava atuando como Coordenadora Estadual de Políticas de Juventude do Governo do Estado de São Paulo e atualmente presidia a União da Juventude Brasileira – UJB, organização que possui mais de 20 de atuação em defesa dos jovens brasileiros.

Diante da perda, ainda muito recente e sensibilizados com os acontecimentos que atingem diversas famílias brasileiras, vários amigos de militância e vida decidiram encampar o desafio de registrar através do documentário “Irís Nogueira – um novo olhar sobre o amanhã”, a intensa trajetória de vida de uma mulher negra e da periferia que encantava mentes e corações.

Para realizar o projeto, os responsáveis precisam arrecadar 30 mil reais – valor necessário para cobrir os custos de produção, equipe técnica e equipamentos. O resultado será um vídeo de 20 a 30 minutos com imagens que retratarão a trajetória de Irís no convício com os país, com a avó, além da Praça Roosevelt – ponto de encontro da militância política e de muitas atividades e atos e, ainda, das escolas onde estudou, inclusive da academia de capoeira onde se formou.

A proposta dos organizadores é lançar o documentário ainda em junho – mês em que seria seu 29º aniversário.

Contribuições

As contribuições para o projeto do documentário “Irís Nogueira – um novo olhar sobre o amanhã”, podem ser realizadas até o próximo dia 20 de maio de 2021 através do site: https://abacashi.com/p/irispresente. Basta clicar em “contribuir”, digitar o valor, usar seu perfil do Facebook ou sua conta Gmail, informar o CPF e escolher a forma de pagamento (boleto bancário ou cartão de crédito).