ODS: essas letrinhas fazem diferença em nossas vidas?

Cópia de Cópia de INNFOJOVEM (5)

Antes de entrarmos no assunto sobre essas letrinhas juntas, primeiro é preciso saber do que se trata essa sigla, vamos lá? Os ODSs (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) nada mais é que a criação de uma Agenda global por parte da ONU (Organização das Nações Unidas) e eles compreendem 17 objetivos ao todo e devem ser atingidos até 2030, isso foi estabelecido há alguns anos atrás, antes da pandemia, não se sabe se eles ainda serão mantidos ou se sofrerão algum tipo de mudança devido ao COVID em todo o mundo.

Dentre os 17 objetivos e as 169 metas estabelecidas, estão alguns, como: erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades e várias outras questões de extrema relevância para uma vida sustentável no Planeta.

Antes vamos apenas relembrar o que vem a ser Desenvolvimento Sustentável. Esse termo nada mais que o equilíbrio entre: social, econômico e ambiental, ou seja, o desenvolvimento deve ocorrer desde que não traga prejuízos econômicos, ambientais ou sociais.

Mas depois de sabermos isso, por que os ODSs são tão importantes assim para nós, e todo o resto do Planeta? Não seria mais uma dessas regras ambientalistas chatas e da moda que vem pra criar tendência e depois somem de moda.

Então, o que quero mostrar é que os ODS, de fato são questões importantíssimas para serem adotados, porém, basicamente duas coisas dão cruciais para que ele seja implementado: vontade política e colaboração das pessoas, sem isso os ODSs serão apenas marcas e propaganda.

Os ODSs são de fato ferramentas que se implementadas e abraçadas pela população, pode ter a certeza de que farão a diferença nas vidas das pessoas, como por exemplo, a diminuição da emissão de gases de efeito estufa. Digamos que o prefeito da cidade implemente ciclovias em toda a cidade, de maneira bem feita e inclusiva, e que nessa mudança ele também crie corredores exclusivos para ônibus, melhorando a mobilidade e dando mais opções de transporte à população. Pode ter certeza que muitas pessoas passarão a deixar o carro para andarem de bicicleta ou de transporte coletivo, isso acarretaria na diminuição das emissões de gases nocivos.

Mas para que esse tipo de iniciativa dê certo, é preciso o que falamos anteriormente, vontade política e colaboração da população, sem isso, esses projetos não saem do papel e a tendência é só piorar.

Por que questões como: equidade de gênero, redução de desigualdade social, temas mais sociais fazem parte dos ODSs? Isso não tem nada a ver com meio ambiente, né? Errado! Tem tudo a ver, não se discute uma cidade sustentável, sem discutir questões sociais, econômicas e ambientais em um conjunto de igualdade. Então uma sociedade para que seja sustentável, esses desafios precisam ser vencidos, como o da diversidade sexual, por exemplo, uma sociedade não pode tratar de forma diferente uma pessoa, por não ter a mesma orientação sexual que ela e nem tampouco sofrer discriminação por conta disso, por isso esse debate tem muita importância.

Portanto, depois dessa discussão, uma coisa deve ser frisada, se queremos uma mudança no mundo, ela deve começar por nós mesmos. Então não espere que o político faça por você, ou a sua empresa, e se a sua atitude não mudar o mundo, pode ter certeza que localmente ela fará a diferença e isso já tem muita relevância, então seja e faça a diferença para um mundo melhor e mais sustentável.

 

*Itamar Oliveira é Engenheiro Ambiental

 

 

Nota: As opiniões apresentadas nesse texto são de responsabilidade do autor e não refletem a linha editorial do Infojovem.