Construção da Paz

A reflexão que hoje se tem em torno do indivíduo como uma expressão do todo, ajuda a compreender como a mudança de uma determinada cultura e valores na sociedade que geram violência, pode ser algo muito mais simples como a adoção no cotidiano de atitudes e posturas que favoreçam o diálogo e transformação de conflitos de uma determinada realidade posta.

cultura de paz 2

A pergunta é: como as pessoas podem construir uma estratégia que promova a paz?

Isto passa por um entendimento dos conflitos, de sua natureza e uma análise criteriosa sobre como olhar a situação de conflito. Isto envolve a maneira como as pessoas podem entender o conflito, como um processo natural que acontece entre as pessoas ou grupos de diferentes interesses ou necessidades e que pode ter conseqüências positivas ou negativas.

O processo de compreensão dos conflitos ajuda a construir o diálogo entre os diversos interesses que estão colocados não só, dentro da sociedade, mas dos pequenos grupos e espaços de convivência social, como trabalho, família e amigos.

Entender os valores e posturas dos outros é uma das formas de se iniciar a construção da paz. As pessoas podem a partir do diálogo, da prevenção, da criação de espaços de resolução, buscar evitar situações de disputa mediante uma gestão e administração das situações de conflito.

A construção da paz é um processo onde os conflitos entre as pessoas podem ser tratados de uma maneira construtiva e não violenta e assim promover um entendimento melhor entre os grupos e sociedades. Esta atitude pode ser vista como algo que cria um novo paradigma ao facilitar o diálogo para todas as partes. Isso faz repensar o quanto são necessárias mudanças em diversos campos dos relacionamentos, por exemplo, quanto a igualdade de gênero unida à atuação não violenta poderia promover a construção da paz.

Construir a paz não significa:

  • Acabar com os conflitos, mas compreendê-los e poder transformar a natureza deles. O conflito é um momento rico, quando bem compreendido, pois promove situações onde as pessoas podem expressar diferentes possibilidades de pensar e viver. Isto coloca uma nova postura que envolve um exercício de resolução por meio do diálogo e da não-violência.
  • Unanimidade de visões, valores e opiniões: As pessoas não irão ter que destruir aquilo que as torna um indivíduo único, os seus valores, visões de mundo e interesses pessoais. É preciso compreender que estes campos nem sempre são tão antagônicos, mas complementares. A diversidade enriquece.
  • Uma doutrina que regula os modos de ser: Mas uma estratégia adotada pelas pessoas em todo o mundo para que se possa exercer uma melhor qualidade de vida em todos os âmbitos da vida social, preservando sempre aquilo que é tão significativo: a dignidade humana.

construção da paz

É importante entender que acabar com a fome, a miséria e a desigualdade social também faz parte da construção da paz, pois está associado ao reconhecimento e ao respeito aos direitos humanos e intrinsecamente ligado à construção de sociedades mais justas e igualitárias.

Como, na prática, chegar a uma cultura de paz?

O Manifesto 2000, construído numa reunião entre vários prêmios Nobel da paz, constitui-se num compromisso entre os que o assinam, de passar a ter uma convivência voltada para a paz. Foi um ato político que buscou chamar as pessoas para realizar mudanças individuais e assim darem o primeiro passo para a paz.

Porém não é um acordo internacional que vai garantir este processo de mudança. É necessário que as pessoas no seu cotidiano possam praticar essas propostas que farão toda diferença no mundo.

A vivência da paz

Conforme a visão transformadora de Pierre Weil, a arte de viver em paz pode ser expressa me três planos:

1. No homem : refere-se à ecologia interior ou à arte de viver em paz consigo mesmo. Simultânea ou sucessivamente, corpo, coração e espírito encontrarão seu estado de equilíbrio.
2. Na sociedade : refere-se à ecologia social ou à arte de viver em paz com os outros. Basicamente, afeta os domínios da economia, da vida social e política e da cultura.
3. Na natureza : refere-se à ecologia planetária ou à arte de viver em paz com a natureza. Tem como objetivo a paz com o meio ambiente.

Fonte: http://www.via6.com/topico.php?tid=111095

Então, o que você está fazendo para construir a paz no mundo?

Leia mais sobre este tema aqui

Links