Segurança Pública

Atualmente, muito se tem falado de segurança pública e pouco se discutido quais são as causas de tanta insegurança sentida pela população. As pessoas acham que para se sentirem seguras contra perigos e danos, basta a implementação de políticas de controle rígido por parte do Estado.

segurança publica

Há pouco debate sobre como se tem estabelecido os relacionamentos, se estas bases têm sido construídas em relações de confiança e respeito mútuo. Isso talvez fosse uma solução mais eficaz para o impasse da segurança nacional:

  • Investir numa educação voltada para a ética da paz entre as pessoas baseada na confiança e solidariedade social.
  • Desenvolver uma prática de respeito ao outro e responsabilização por nossas ações.

Por enquanto, toda a sociedade se ergue e relaciona-se mediante a responsabilização do poder público.

O que é segurança pública?

É um conjunto de dispositivos e de medidas de precaução que asseguram a população de estar livre do perigo, de danos e riscos eventuais à vida e ao patrimônio. É também um conjunto de processos políticos e jurídicos destinados a garantir a ordem pública na convivência pacífica dos seres humanos na sociedade. Ela não se trata apenas com medidas repressivas e de vigilância, mas com um sistema integrado e otimizado envolvendo instrumento de coação, justiça, defesa dos direitos, saúde e social. O processo de segurança pública se inicia pela prevenção e finda na reparação do dano, no tratamento das causas e na re-inclusão na sociedade do autor do ilícito.

Segurança Pública e Direitos Humanos

A partir do processo de redemocratização do Brasil surgiram vários movimentos em defesa dos direitos humanos que fortaleceram e manifestaram a preocupação de resgatar a cidadania para todos os segmentos da população assim como protegê-los contra as arbitrariedades e violências cometidas por grupos da sociedade civil e pelo Estado.

O movimento em defesa dos direitos humanos criou diversos instrumentos legais de defesa destes direitos. Essa fase teve como marco a Convenção Contra a Tortura e Outros Tratamentos Cruéis e Degradantes.

O Programa Nacional de Direitos Humanos, o primeiro na América Latina, trouxe uma nova visão de direitos humanos, porque abordou não só direitos civis e políticos, mas também econômicos, sociais, culturais e coletivos, apesar de muitas vezes seu foco em relação aos direitos humanos ter ficado restrito apenas à polícia versus o preso.

É essencial pensar que os direitos humanos fundamentais desenvolvem-se nas dimensões da liberdade, igualdade, solidariedade e democracia, uma vez que estes são elementos vitais para a sua efetividade.

Links

Programas de Governo

Links

Links por Estado

Amazonas

Ceará

Maranhão

Paraíba

Rio Grande do Norte