Violência

Na sociedade brasileira, as pessoas convivem diariamente com a perplexidade de dados alarmantes envolvendo a juventude brasileira em situação de violência. O senso comum tende a vincular a violência urbana à juventude, por esta razão, os jovens são freqüentemente vistos como problema para a sociedade.

violência

Uma grande parcela da juventude hoje está à margem do acesso à educação e às tecnologias, sendo este um dos fatores que aumentam a dificuldade de inserção no mercado de trabalho marcado, sobretudo, pelo modelo excludente de competição econômica.

Somem-se a isso outros fatores classificados como de risco para contribuírem com a delinqüência juvenil: pobreza, disfunção familiar, afastamento da escola, uso de drogas entre outras coisas.

Violência pode ser considerada, num sentido restrito, como um comportamento baseado no uso excessivo da força, sob o estado da ira. Ampliando esta definição, refere-se à utilização da agressão verbal, não verbal ou física contra outra pessoa, grupos de pessoas ou objetos que implicam danos físicos, psicológicos ou outros.

Não violência é um conceito baseado numa prática política, filosófica e ética, que rejeita o uso de todos os tipos de violência para lidar com questões relativas ao poder e conflitos políticos, sociais ou outros.

A violência hoje faz parte da via quotidiana, ela está no trânsito, nas casas, nas ruas, nas escolas, no tráfico de drogas, no Estado, nas relações de gênero e de poder, nas instituições (policiais, judiciárias, hospitalares, educacionais e outras). Por estes motivos a violência não é um problema específico da juventude.

A violência pode ser considerada como um resultado da omissão e da vontade de encontrar soluções para certos problemas sociais que hoje, depois de um processo de agravamento, atingem principalmente populações vulneráveis, em particular a juventude. Por conseqüência, os jovens são muitas vezes considerados como agressores e provocadores da violência.

Mas por que as taxas da violência juvenil demonstram um crescimento exorbitante O que passa na cabeça de certos jovens? De onde vem esta irracionalidade, no comportamento de alguns? As raízes da violência são diversas e complexas e as soluções podem ser encontradas levando-se em conta todas estas complexidades, ampliando a compreensão a partir de uma interação entre fatores sócios ambientais e psico-biológicos.

O relatório de 2007 do Banco mundial sobre jovens em situação de risco no Brasil aponta algumas saídas para reduzir a incidência de comportamentos de riscos na juventude, como o fortalecimento das famílias e comunidades e investindo na primeira infância.

não violência

Links

Links por Estado

Amazonas

Maranhão

Ceará

Paraíba

Rio Grande do Norte