Educação Virtual

A educação virtual pode ser considerada uma modalidade de educação à distância. Sua utilização foi intensificada a partir da década de 1990 com a ampliação e popularização do uso da informática e da internet.Para muitos significa uma evolução nas práticas da educação à distância uma vez que tem uma enorme capacidade dinamizadora do processo de ensino e aprendizagem.
Além de permitir o acesso a diferentes meios de apoio fundamentais para a educação à distância, como material didático, por exemplo, ela possibilita uma nova estrutura de comunicação com a utilização de redes de intercâmbio que antes eram inviáveis.

pvirtual

Algumas vantagens da educação virtual

  • Democratização do acesso ao conteúdo a da sua distribuição.
  • A comunicação passou a ser mais dinâmica, pois permite que os próprios participantes do curso interajam entre si para troca de informações.
  • Ferramentas como os Fóruns e “chats” possibilitaram uma comunicação em tempo real entre várias pessoas, facilitando o intercâmbio e o aprendizado conjunto.

Links

Kidlink – É um programa educacional para crianças e jovens com informação em mais de 30 línguas. Conheça também Kidlink Brasil.

Canal Colaborativo – É um ambiente virtual democrático, de ensino e aprendizagem, onde se desenvolvem espaços compartilhados de convivência que dão suporte à inserção, construção e compartilhamento de informações pelos participantes (alunos, educadores, pais, escolas, entre outros), favorecendo as ações pedagógicas.

Universidad Nacional de Educación a Distancia

UNIVEST TV – Universidade Virtual do Estado de São Paulo

Programas Governamentais

Governo Federal

e-ProInfo – É um Ambiente Colaborativo de Aprendizagem que utiliza a Tecnologia Internet e permite a concepção, administração e desenvolvimento de diversos tipos de ações, como cursos a distância, complemento a cursos presenciais, projetos de pesquisa, projetos colaborativos e diversas outras formas de apoio a distância e ao processo ensino-aprendizagem.

RIVED – Rede Interativa Virtual de Educação – É um projeto que elabora módulos educacionais digitais, visando à melhoria do processo de ensino/aprendizagem das Ciências e Matemática no Ensino Médio, além de incentivar o uso de novas tecnologias nas escolas.

Portal Domínio Público – Seu objetivo é promover o acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.