Na Universidade

As instituições de ensino superior no Brasil são classificadas em:

  • Públicas – criadas por Projeto de Lei de iniciativa do Poder Executivo e aprovado pelo Poder Legislativo, mantidas e administradas pelo Poder Público nas três esferas (municipal, estadual e federal).
  • Privadas – criadas por credenciamento junto ao Ministério da Educação, são mantidas e administradas por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Podem constituir-se com ou sem fins de lucro.

A educação superior oferece cursos de:

  • Graduação – são os cursos mais tradicionais que preparam para uma carreira acadêmica ou profissional.

  • Seqüenciais – são uma alternativa na educação superior, aos cursos tradicionais de graduação, com o objetivo de oferecer conhecimento em uma área específica e, dessa maneira, permitir um acesso mais fácil ao mercado de trabalho.
  • Extensão – possui caráter social e não tem valor acadêmico, pode ser cursado a qualquer momento.

Segundo o IBGE, em 2000, o percentual de pessoas entre 18 e 24 anos que estão freqüentando curso superior no Brasil era de 7,21%. Dentre os estados do país, o estado com melhor desempenho era Distrito Federal com 13,42% e o pior, o Maranhão com 1,92%.

A continuidade da formação acadêmica se dá através dos cursos de pós-graduação que podem ser:

  • Lato Sensu – especializações, residência médica e MBA (Master Business Administration), com duração máxima de dois anos, estão voltados para o aprimoramento acadêmico e profissional.
  • Stricto Sensu – mestrados, doutorados e pós-doutorado, estão sob responsabilidade da CAPES (Coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior).

Universidades Públicas e Centros Tecnológicos por Estado:

Amazonas

Ceará

Maranhão

Paraíba


Rio Grande do Norte

Organizações de representação estudantil

Para informações sobre esse sub-tema, acesse a temática de Participação!

Programas governamentais:

Governo Federal

Links