Para o Trabalho

A educação profissional no Brasil se apresenta como uma resposta às grandes mudanças ocorridas no mundo do trabalho, bem mais competitivo e exigente. Também é uma maneira de oferecer qualificação para que os profissionais, que já estão no mercado, possam melhor exercer as suas atividades.

É uma maneira de criar perspectivas para os jovens e facilitar o seu acesso ao mercado de trabalho. De acordo com a atual legislação, a educação profissional está estruturada da seguinte forma:

  • Formação Inicial e continuada de trabalhadores;
  • Educação profissional e técnica de nível médio;
  • Educação profissional tecnológica de graduação e de pós-graduação.

Links

Registra e divulga, em todo o país, planos de curso aprovados pelos Conselhos Estaduais de Educação. Através dele é possível ter acesso aos planos de curso e escolas em todo o país.

Programas Governamentais

Governo Federal

ProJovem
Programa destinado a jovens de 18 a 24 anos que terminaram a quarta série, mas não concluíram a oitava série do ensino fundamental e não têm vínculos formais de trabalho. O ProJovem oferece oportunidades de elevação da escolaridade e de qualificação profissional.
Central de Atendimento do ProJovem 0800 642 7777

Programa Escola de Fábrica
Tem como objetivos incluir jovens de baixa renda no mercado de trabalho através de cursos de iniciação profissional em unidades formadoras no próprio ambiente das empresas gerando renda e inclusão social.