Compartilhe

Atendimento Psicológico

Os transtornos mentais referem-se às diversidades relativas ao grau e tipo de sofrimento vivenciado pelos indivíduos de diferentes grupos sociais e/ou populações.

Os problemas psicossociais podem ter muitas e diversas causas e, geralmente torna-se muito difícil identificar uma causa exata ou um efeito que justifique o aparecimento do distúrbio psicológico.

Os distúrbios psicológicos são descritos na medicina e na psicologia de diferentes maneiras e enfoques. Por muito tempo, acreditava-se que, desordens do humor, como a depressão, não afetavam as crianças e os jovens. No entanto trata-se de uma das mais incidentes e freqüentes formas de desordem do humor, assim como o distúrbio bipolar.

a) Depressão – os sintomas incluem o humor depressivo durante todo o dia e se expressam de forma subjetiva quando a criança ou o jovem afirma que está triste ou que sente um vazio, ou ainda quando demonstra um ou vários dos seguintes sintomas: perda clara de interesse e de prazer em quase todas as atividades; perda de peso súbito sem dieta, problemas para dormir; perda de energia; menos capacidade de concentração; pensamentos sobre morrer ou suicídio;

b) Distúrbio Bipolar – Os sintomas incluem: alternância entre os estados maníacos e depressivos. No estado maníaco a pessoa fica hiperativa, fala muito, se sente fantástico, etc.; No estado depressivo os sintomas são iguais ao da depressão.
Os problemas psicológicos também podem ser causados por abusos no ambiente familiar que podem conduzir ao aparecimento de sérios distúrbios psicológicos e que pode acontecer de diversas formas:

a) Abuso físico – maus tratos, pancadas, beliscões, etc.

b) Abuso psicológico – humilhações, bully, assustam constantemente a criança.

c) Negligência física – falta de cuidado necessário, privação de alimento, de sono, de remédios, etc.

d) Negligência psicológica – ausência de cuidados necessários para a manutenção da saúde mental, tal como atenção, respeito, seguridade, carinho e amor.

e) Abuso sexual – pode ter conseqüências físicas, incluindo a gravidez, lesões dos órgãos genitais, DSTs, etc. Além disso, podem apresentar distúrbios e mudanças caracterizadas por reações emocionais (medo, cólera, sentimento de culpa). O abuso sexual freqüente pode levar ao aparecimento de ansiedade, depressão, etc. Deve-se ficar atento porque nem todas as crianças abusadas sexualmente desenvolvem problemas psicológicos.

Portais e Organizações:

Autismo

Site que fornece informações atualizadas sobre AUTISMO. Tem interesse em oferecer uma linguagem acessível e objetiva em âmbito nacional, e divulgar, informar, atualizar, desmistificar, dividir, esclarecer, aprender, se possível contribuir e orientar aqueles que se interessam pelo assunto.

Inverso – ONG em saúde mental

É uma instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo primeiro a garantia do cuidado e dos direitos das pessoas com transtornos mentais.

Rede Voz pro Salud Mental

Rede de organizações da sociedade civil, que atua no México através da educação para melhorar a vida das pessoas acometidas por transtornos mentais e seus familiares.

Projeto Quatro Varas Movimento Integrado de Saúde Mental Comunitária

Trabalha a formação de um novo ator social, o terapeuta comunitário, que atua em suas comunidades. Atualmente, 17 estados brasileiros desenvolvem este trabalho de prevenção, cura e inserção social de indivíduos e famílias em sofrimento psíquico.

Psicologia Online

Site mantido pelo Conselho Federal de Psicologia.

Organizações por Estado

Amazonas

Ceará

Maranhão

Paraíba

Rio Grande do Norte