Drogas

De uma maneira ampla, podemos definir drogas como qualquer substância que não funciona como alimento e que quando consumida altera as funções cognitivas e fisiológicas. Assim, pode-se pensar que uma aspirina pode funcionar como droga, já que atua sobre a percepção da dor.

No entanto, popularmente essa palavra ganhou um outro sentindo, convertendo-se em sinônimo para entorpecentes. Ou seja, qualquer produto alucinógeno (ácido lisérgico, heroína, etc) que leve à dependência química e, por extensão, a qualquer substância ou produto tóxico (fumo, álcool, etc) de uso excessivo.

Tipos de Drogas

Drogas depressoras – dificultam o processamento das mensagens que são enviadas ao cérebro. Ex: álcool, barbitúricos, thinner, cloreto de etila, clorofórmio, ópio, morfina.

Drogas alucinógenas – são drogas que têm por característica principal a despersonalização em maior ou menor grau. Ex: maconha, skunk, LSD, psilocibina, heroína, ayahuasca.

Drogas estimulantes – produzem aumento da atividade cerebral, diminuem a fadiga, aumentam a percepção ficando os demais sentidos ativados. Ex: cocaína, crack, cafeína, teobromina, MDMA ou ecstasy, anfetaminas (bolinha, arrebite).

Atenção

  • Qualquer droga é potencialmente tóxica, o grau de intoxicação depende da intensidade de seu uso, sendo diretamente proporcional.
  • Mesmo com drogas aceitas, toleradas ou até incentivadas pela sociedade é possível chegar ao abuso e dependência química.

As drogas podem representar um grave risco para a saúde. Antes de optar pelo uso de qualquer tipo de droga, é muito importante que você esteja consciente das conseqüências. Ate mesmo um medicamento legalmente vendido em farmácias pode gerar dependência e, portanto, é aconselhável ter acompanhamento medico.

Alguns itens da política nacional sobre drogas

  • Reconhecer as diferenças entre o usuário, a pessoa em uso indevido, o dependente e o traficante de drogas, tratando-os de forma diferenciada.
  • Tratar de forma igualitária, sem discriminação, as pessoas usuárias ou dependentes de drogas lícitas ou ilícitas.
  • Garantir o direito de receber tratamento adequado a toda pessoa com problemas decorrentes do uso indevido de drogas.

Fonte: Observatório Brasileiro de Informação sobre Drogas – SENAD

Conheça algumas das principais conseqüências devido ao uso de algumas drogas como cocaína, crack, maconha, calmantes

Conhecendo algumas drogas

Álcool

O principal agente do álcool é o etanol (álcool etílico). O consumo do álcool é antigo, bebidas como vinho e cerveja possuíam conteúdo alcoólico baixo, uma vez que passavam pelo processo de fermentação. Outros tipos de bebidas alcoólicas apareceram depois, com o processo de destilação.

Apesar de o álcool possuir grande aceitação social e seu consumo ser estimulado pela sociedade, este é uma droga psicotrópica que atua no sistema nervoso central, podendo causar dependência e mudança no comportamento.

Quando consumido em excesso, o álcool é visto como um problema de saúde, pois este excesso está inteiramente ligado a acidentes de trânsito, violência e alcoolismo (quadro de dependência).

O Álcool é a droga mais usada pelos jovens e é responsável por 80% das internações hospitalares por intoxicação de drogas no Brasil.
Fonte: Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas.

O Brasil é um dos recordistas Mundiais de acidente de trânsito: cerca de 50 mil mortes por ano. O uso de álcool está relacionado a cerca de 70% dos acidentes fatais.

Fonte: Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas – SENAD

Os efeitos do álcool são percebidos em dois períodos, um que estimula e outro que deprime. No primeiro período pode ocorrer euforia e desinibição. Já no segundo momento ocorre descontrole, falta de coordenação motora e sono. Os efeitos agudos do consumo do álcool são sentidos em órgãos como o fígado, coração, vasos e estômago.

Em caso de suspensão do consumo, pode ocorrer também a síndrome da abstinência, caracterizada por confusão mental, visões, ansiedade, tremores e convulsões.

Fonte

Tabaco

O tabaco vem do nome de plantas de nicotiana originárias da América do Sul de onde são extraídas a substancia nicotina. Um diplimata frânces chamado Jena Nicot aspirou essa planta moída e percebeu que havia propriedades medicinais que aliviavam a enxaqueca foi desta forma que o tabaco se popularizou.

O hábito para demonstrar ostentação, surgiu na Espanha, com acriação do primerio charuto; foi a partir daí que as pessoas começaram a fumar por prazer, porém este hábito de fumar cigarro se generalizou somente depois da pimeira guerra.

As consequências sobre o uso foram publicadas pela primeira vez a partir da década de 1960 desmistificando as propiedades terapêuticas. Atualmnete existe toda uma política de combate a dependência que estas substãncias causam e devido a falat de terapêutica para o consumo a denominação de droga para tabaco é questionada.

Alguns dados interesantes sobre o tabaco

  • A estimativa oficial da Organização Mundial de Saúde é de que 1 bilhão e 200 milhões de pessoas no mundo inteiro fumam. O que significa que 1/3 da população com 15 anos ou mais.
  • Globalmente, a OMS calcula que aproximadamente 47% de homens e 12% de mulheres com 15 anos ou mais fumem.
  • A OMS estima que as doenças causadas pelo uso de cigarros vem resultando na morte de 5 milhões de pessoas por anoo, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia. Caso as atuais tend~encias de expansão do seu consumo sejam mantidas, estes números aumentarão para 10 milhões anuais pr volta de 2030, sendo que metade delas em indivíduos em idade produtiva (enre 35 e 69 anos)
  • O hábito de fumar é responsável por: 90% dos casos de câncer no pulmão, 75% dos casos de bronquite crônica e efisema pulonar, 25% dos casos de isquemia.

Fonte: Série por dentro do assunto, Ministério da Saúde, 2007.

Por isso, antes que você opte por fumar conheça as consequências deste hábito para sua saúde individual e coletiva.

Leia também: Todo fumo é perigoso

Maconha

maconha

Maconha é o nome popular dado para uma planta da espécie cannabis para uso nas Américas que contém uma substância THC, que se popularizou sobretudo na década de 1960 pelos efeitos que ela proporciona sobre a consciência.

Existem estudos que falam que a maconha causa dependência psicológica, o que significa na classificação internacional de doenças que ela pode levar ao vício. O seu uso é associado a diversos efeitos negativos sobre a saúde, como alteração sobre os hormônios, na memória, coordenação motora, raciocínio e no âmbito mental, é considerada como um estopim para o desenvolvimento da esquizofrenia.

O dado mais importante sobre esta droga reside no fato dela ser a substãncia proibida por lei mais usada no país no qual controla a droga por meio de uma forte repressão sobre os usuários e o tráfico gerando toda uma guerra em torno deste consumo.

Todo este contexto tem gerado diversas ações e manisfestções na sociedade e de grupos de usuários organizados pela discriminalização da droga,promovendo uma série de debates em torno das políticas públicas de segurança pública.

Um estudo interessante: TORNANDO-SE USUÁRIO DE MACONHA

Existe um pesquisa etnográfica do sociólogo Howard S. Becker que dismistifica a origem do uso da maconha, colocando que as pessoas se tornam usuárias não a partir de uma experiência recreativa mas de um processo no qual o iniciante vai aprendendo a ser usuário.

Para Becker, “Um indivíduo só será capaz de fumar maconha por prazer quando ele atravessa um processo de apredizagem para concebê-la como um objeto que pode ser usado desta maneira (…) ninguém se trona um usuário sem aprender a fumar a droga de maneira que produza efeitos, aprenda a reconehcer seu efeitos e aprenda a a gostar das sensações que percebe”.

Do livro: Outsiders, estudos de Sociologia do Desvio

Cocaína e crack

cocaina

A cocaína é uma substância natural, derivada de uma planta encontrada na américa do sul, a coca, conhecidsa também como epadu como chamam os índios brasileiros, que foi inicialmente utilizado como anestésico pelas farmácias. A cocaína cehga ao usuário em forma de pó que é geralmente fungado, ou chega dissolvido em água para uso intravenoso.

Um dos maiores impactos negativos sobre a saúde está no fato dela produzir problemas sobre a pressão arterial e distúrbios psiquiátricos.

Efeitos e riscos

  • A cocaína têm um alto efeito sobre o cérebro deixando as pessoas excitadas e alertas; as pessoas quando usam ficam mais cheias de energia.
  • Outro efeito é o oposto do prazer, elas sentem mais vontade de ficar mais isoladas, sentem medo excessivo, ansiedade e pânico.
  • O uso prolongado provoca uma síndrome paranóica, reduz a fome e sono (muitos usuários ás vezes passam toda a noite inteira acordados e transpirando).
  • Um dos riscos é fazer o corpo trabalhar numa lata velocidade, conduzindo o usuário a ter uma sensação de exaustão.
  • Outro grande risco é a overdoose, devido a vontade de ter uma prolongação dos efeitos que são muito rápidos e intensos, este risco pode levar ao coma e a morte.
  • Um dos outros riscos é a contaminação do vírus da AIDS que pode acontecer a aprtir do compartilhamento de seringas durante o uso.
  • O risco de contrair DSTs também se torna grande apartir da prostituição grande que há entre as mulheres que são viciadas para conseguir a droga, sobre tudo o crack.

É ancorado sobre estes motivos que a proibição do uso da cocaína está justificado na comunidade médica pelo grande poder de destuição que ela promove no organismo e pelo potencial de perigo que traz a sociedade como um todo.

“O uso de drogas injetáveis está entre as principais causas da infecção por HIV/Aids na América Latina.”
Fonte: programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), do qual o UNODC é copatrocinador.

O crack á uma forma de cocaína, em que a substância se enconta sob a forma de base, ou pedras, onde as pessoas conseomem através de cachimbos. Esta droga é desenvolvimento moderno da cocaína, mais barato e fácil de consumir entre as pessoas de comunidade.

crack

A diferença do crack para a cocaína é que ele produz um efeito maior de euforia, principalmentte por causa da forma que ele é consumido: via pulmonar, o que siginifica que a droga é assmilada em 10 a 15 segundos, o que faz a droga ser muito rápida, de efeito instântaneo.

O efeito da “pipada”

  • Euforia, grande prazer e poder, tudo muito rápido e muito intenso. Quando o usuário solta a fumaça o efeito já está no fim.
  • Fissura: é o efeito que vem logo em seguida depois, vontade incontrolável de constinuar sentindo os efeitos de prazer que a droga provoca. Esta vontade é avassaladora.

Ayahuasca

A Ayahuasca, que é uma bebida criada para finalidades ritualísticas, é uma mistura de dois principios que reune o feminio e masculino de duas plantas:o cipó de jagube e arbusto quechua que o nome dado pelos índios pré-colobianos.

ayahuasca

Esta bebida é considerada alucinógena que produz alucinações, o que significa na linguagem médica, uma percepção sem nenhum objeto. O principal princípio DMT, impede que a substância quebre o processo de digestão.

Efeitos fisiológicos:

Vômito, diarréia e sudorese intensa. Estes sintomas são encarados como purifiucação. Outro efeito é ver estrelas (efeito fosfeno), que faz as pessoas verem padrões geométricos e aumenta a sugestibilidade.

Outros nomes para a Ayahuasca

É também conhecida por yagé, caapi, nixi honi xuma, hoasca, vegetal, Santo Daime, kahi, natema, pindé, dápa, mihi, vinho da alma, professor dos professores, pequena morte, entre outros. O nome mais conhecido, ayahuasca, significa “liana (cipó) dos espíritos”.

As religiões mais significativas que utilizam esta bebeida são

Dentre os grupos de ayahusqueiros, não exiete uma prática recreativa do uso. É muito raro usar o chá para usso pessoal. Isto se legitima pelo forte controle social interno dentro desta prática de consumo, que não deixa que a subtãncia ganhe esta conotação.

Heroína

heroína

A heroína é uma droga opióide natural derivada de uma planta chada papoula do oriente. Esta desta planta se fabrica também o ópio e morfina. Este tipo de substância produz uma espécie de depressão no sistema nervoso central que faz com que ele trabalhe mais devagar.

Esta substância é um semissintético, um semi natural porque vem de uma pequena alteração na fórmula da morfina.
O consumo é através de injeções, “os chutos”, geralmente de forma recreativa. Eele também pode ser ingerida, absorvida pela pele ou fumada.

  • Vários sintomas colocam o usuário em risco:
  • A dependência física que esta substância causa;
  • Ela produz um processo acelerado de envelhecimento;
  • Conduz o usuário a danos cerebrais irreversíveis;
  • Causa surdez, cegueira e inflamações nas vávulas cardíacas;

Como a heroína é derivada do ópio, ela provoca um estado de semissono ou sonho acordado que deixa o usuário com incapacidade de concentração e diminui sua atividade física ficando extremamente lento.

O dependente de heroína também pode ter problemas sociais e familiares. Ele torna-se apático, desanimado, perdendo o interesse por sua vida profissional e familiar.

Assita um filme sobre a heroína aqui.

Onde buscar ajuda?

Viva Voz 0800 510 0015 – Orientações e informações sobre a prevenção do uso indevido de drogas. Serviço aberto para toda a população, totalmente gratuito. Não é preciso se identificar. Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 20h.

Grupos de Ajuda Mutua:

Links:

Programas de governo:

Programa Nacional de DST e AIDS (PN-DST/AIDS) – Tem por missão reduzir a incidência do HIV/AIDS e melhorar a qualidade de vida das pessoas vivendo com HIV/AIDS.

Links por Estado

Amazonas

Ceará

Desafio jovem

Maranhão

Paraíba

Rio Grande do Norte