Praças e parques

O crescimento da urbanização aumentou as distâncias entre as pessoas, lugares e restringiu as possibilidades de comunicação tradicionais, por exemplo, entre os vizinhos, no bairro, entre outras. Este processo acompanhado da individualização em que o tempo passa muito rápido e as trajetórias de vida são restritas ao mínimo necessário ‘casa – trabalho – casa’, as pessoas ficam cada vez mais vulneráveis ao estresse e às doenças físicas e emocionais.

Pessoas quem moram em cidades do interior não percebem este processo com tanta intensidade, só apenas quando visitam a região metropolitana, percebem o quanto são necessários lugares arborizados nos centros urbanos. Fazer caminhadas em locais abertos é necessário para manter uma boa saúde e para a diminuição do estresse do dia a dia. O lazer é considerado como uma forma de descanso necessária para manutenção do bem-estar pessoal.

Os espaços públicos, entre eles praças e parques, se tornam cada vez mais importantes no desenvolvimento sustentável de cidades, mostrando-se fundamentais em seu planejamento na perspectiva de melhora na qualidade de vida de seus habitantes.

praças4451400

Um parque é um espaço comumente chamado de “área verde”, em geral livre de edificações e caracterizado pela abundante presença de vegetação. Protegido pela cidade, pelo Estado/província ou pelo país no qual se encontra, destina-se à recreação dos habitantes da cidade, e/ou à preservação do meio-ambiente natural. Desta forma, um parque pode ser caracterizado como urbano ou natural.

(Fonte: Wikipédia)

Parque Urbano

Um parque urbano é um espaço público que oferece oportunidades de lazer e recreação aos habitantes da cidade. Parques urbanos incluem muitas vezes playgrounds e campos de esportes, laguinhos e centros educativos como academias ou escolas de verão. Neles, estabelecimentos industriais e residenciais são proibidos, e estabelecimentos comerciais são normalmente restritos a quiosques e vendedores ambulantes. Eventualmente um parque urbano está ligado a um conjunto de equipamentos públicos de caráter cultural, como museus, centros culturais e casas de espetáculo.

Parques Naturais

parques-naturaisq14400

Um parque natural é uma área de conservação, fora de uma área urbana, protegida por lei com o objetivo de preservar a flora e a fauna local e proporcionar um ambiente de lazer. Um parque natural pode possuir áreas para camping, canoagem, caminhadas e piqueniques. Muitos parques naturais são centros turísticos, por abrigarem monumentos naturais, como grandes montanhas e cachoeiras, por exemplo.

No Brasil, um exemplo conhecido de parque natural é o Parque Nacional do Iguaçu, onde estão localizadas as Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu.

(Fonte: Wikipédia)

O Brasil possui 68 Parques Nacionais, assim considerados os que têm o número do decreto, e fazem parte da lista oficial que consta no Ministério das Relações Exteriores.

A primeira Unidade de Conservação criada no Brasil foi o Parque Nacional de Itatiaia, em 1937.

De acordo com a legislação federal que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC, Lei nº 9985/00, uma Unidade de Conservação é: “Espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituído pelo Poder Público com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção”.

Acesse o texto da lei na íntegra

Para maiores informações sobre Parques e Praças

Links

Links por Estado:

Amazonas

Ceará

Maranhão

Paraíba

Rio Grande do Norte