Ferramentas de comunicação

Compartilhe

Ferramentas de comunicação

As ferramentas de comunicação são técnicas e formas de linguagem que foram evoluindo com o passar da história e é através delas que hoje se desenvolvem várias formas de gestão e comunicação entre os grupos, empresas e comunidades.

Estas ferramentas são instrumentos de trabalho dos comunicadores, jornalistas, publicitários, entre outros, que utilizam destes recursos em diversos campos da atividade humana. Veja esta conversa sobre as ferramentas da área de comunicação coletiva:

Eis aqui algumas ferramentas principais utilizadas pelos comunicadores:

  • Marketing
  • Publicidade e Propaganda
  • Merchandising
  • Promoção
  • Eventos
  • Pesquisas
  • Assessoria de imprensa

Algumas ferramentas principais

Marketing

O posicionamento da empresa, produto ou serviço no mercado é colocado mediante esta ferramenta. É através do marketing que a empresa cuida de sua imagem perante os clientes. Esta ferramenta trata de todo o ciclo do produto desde sua produção até o consumo criando um relacionamento entre os clientes e o serviço.

Publicidade e Propaganda

A publicidade e a propaganda dizem respeito ao ato de divulgar e incutir uma idéia ou produto na mente das pessoas. Ou seja, estas ferramentas têm a tarefa de ao divulgar um produto promover a venda do mesmo, mediante a criação de uma necessidade na mente do consumidor. Para a boa utilização desta ferramenta ela constrói estratégias fundamentadas em pesquisas de mercado.

Pesquisa

A pesquisa é uma ferramenta de informação com base na qual os comunicadores e anunciantes poderão criar e divulgar seus produtos. A pesquisa ajuda o próprio anunciante a conhecer seu produto e sua potencialidade no mercado, assim como o impacto e as expectativas que ele tem causado entre os consumidores.

Merchandising

É a forma como o produto vai se apresentar no ponto de venda. Um bom material de comunicação no ponto de venda é que vai garantir a atenção do consumidor, uma embalagem atrativa, por exemplo, aliada a ações de promoção, degustação, banners, displays, cartazes, luminosos, stoppers, móbiles, ente outros.

Promoção de Vendas

As promoções são estratégias utilizadas para aumentar as vendas e estimular as pessoas a consumirem mais do que elas estão acostumadas. É um método para aumentar o faturamento da empresa, por exemplo: distribuir brindes; realizar degustações do produto entre outros.

Eventos

Por trás de um evento há sempre o objetivo de captar os participantes para o consumo da marca patrocinadora. A idéia é levar a um público externo um conceito, modo de vida ou estilo que estão testando e querendo introduzir dentro do mercado. Por exemplo: O site My Space que faz shows para jovens que são cadastrados no site com finalidade de trazer mais jovens para a rede.

Assessoria de Imprensa

Para garantir a credibilidade de um produto no mercado, a empresa se utiliza da ferramenta de um Assessor de Imprensa, geralmente um jornalista, que terá a missão de sempre manter a mídia e a opinião pública atualizada sobre novidade daquele produto ou marca. A assessoria envia releases e notícias para a manutenção do produto.

Veículos de comunicação

Os veículos de comunicação são ferramentas de veiculação das ferramentas de comunicação e se subdividem em uma infinidade de canais que podem ser a mídia eletrônica, impressa, extensiva, alternativa, Internet, entre outras.

Estes veículos são instrumentos importantes para a geração, difusão e divulgação da informação juvenil. Conheça aqui a aplicação destas ferramentas aplicada à alimentação de um sistema de informações para a juventude.

Internet

A Internet é hoje a principal mídia digital e é através dela que a comunicação e compartilhamento de dados vêm evoluindo como um todo. Esta ferramenta tem um poder jamais imaginado antes e é um meio que está promovendo cada vez mais mudanças na cultura da humanidade. Este espaço vêm se consolidando por meio da construção contínua, 24h por dia, onde todas as pessoas podem estar inserindo e transformando informações.

A maior potencialidade da Internet é sua capacidade de transportar grandes quantidades de informação em qualquer tempo e espaço e em diferentes formatos. O domínio e acesso sobre esse meio é fundamental hoje para qualquer profissional pelo potencial transformador que esta ferramenta representa.

Mídia eletrônica

O rádio e a televisão são os maiores veículos de comunicação da mídia eletrônica.

Televisão: O maior meio de comunicação do país tem tido um grande alcance e impacto sobre a juventude. A juventude hoje em dia tem visto menos TV, mas ainda continua sendo um meio de comunicação influente para os jovens.

São vários os gêneros hoje voltados para o público jovem: telejornal, novelas, programas de entretenimento, desenhos animados, filmes, música, esportes, seriados entre outros. Muitos desses programas são comandados pelos próprios jovens e abordam diversos temas que estão em alta na juventude.

Há alguns canais que são inteiramente dedicados à juventude, com um enfoque educativo, transmitindo informações sobre temas gerais. Alguns programas são interativos e os telespectadores podem participar por meio do telefone ou via internet. O potencial deste veículo está na divulgação de informações.

Acesse estes sites e tenha uma TV ou programa voltado aos jovens: MTV (Music Television) e Malhação

Rádio: A Rádio é um dos grandes veículos de transmissão de notícias, músicas e informações de interesse da juventude. Esta ferramenta vem perdendo espaço nos últimos anos para os Ipods e MP3 player, que dão maior controle sobre os conteúdos musicais. Mas ainda assim a juventude continua escutando a rádio, pois é por meio dela que muitos jovens ficam por dentro de notícias e de atualidades musicais. Há toda uma programação em diversas rádios voltada para os jovens: músicas mais pedidas, dicas, shows entre outros.

Outro meio interessante é a Rádio Comunitária, muitas delas nascem de ações de jovens e / ou de organizações juvenis ou estes alimentam estas ações. É por meio delas que os jovens mobilizam e entram em contato com os principais problemas e soluções que estão buscando na comunidade. O potencial desta ferramenta está no poder de difusão de informações juvenis que se encontram sistematizados numa rede. A rádio pode servir como um link para os centros de informação juvenil.

Conheça algumas rádios jovens: A Jovem Pan e Last.fm

Mídia impressa

Os jornais e revistas são outras ferramentas importantes de comunicação. Conheça mais sobre eles:

Jornal/Colunas: É um meio de comunicação impresso que possui conteúdos gerais de grande interesse para o público jovem. Vários desses conteúdos são divididos em colunas que podem tratar sobre Economia, Política, Notícias locais, Esportes, Horóscopo, Jogos, Quadrinhos, Charges, Empregos; trazendo sessões dedicadas inteiramente à juventude ou publicação de textos produzidos por jovens.

lém disso, existem vários jornais construídos por jovens que visam divulgar suas ações, informações, idéias ou uma organização juvenil. Algumas pesquisas apontam que os jovens utilizam mais a mídia eletrônica para obter notícias que os jornais impressos. Esta ferramenta tem maior impacto na geração do que na difusão de informações.

A seguir exemplos de alguns jornais dedicados à juventude: Folhateen e o Boletim da Juventude Revolução

Revistas: Voltadas para diferentes públicos juvenis, os seus conteúdos variam de acordo com seu público e há uma grande variedade nos tipos de publicação. Existem revistas especializadas focadas em informações para estudantes, seja os que estão prestando vestibular ou os querem estar por dentro das discussões sobre a escola, ou temas específicos. Muitas destas revistas juvenis são lidas por pais, professores e especialistas, por isso parecem ser um meio interessante de informação juvenil.

Outro tipo de publicação juvenil se refere às revistas femininas juvenis que enfocam o mundo social delas, numa linguagem coloquial, com maneiras persuasivas de mensagens, cujo objetivo é a formação de um público consumidor.

Há também as revistas de HQ, que têm hoje buscado ampliar seu público leitor, têm ultimamente mudado seu foco de revista de lazer para uma revista temática, sendo bastante utilizada como instrumento didático alternativo no processo de aprendizagem infanto-juvenil. Há também revistas gerais que às vezes fazem edições especiais dedicadas ao público jovem. Geralmente algumas dedicam sessões para a juventude e outras são produzidas por jovens.

Estas ferramentas são interessantes porque veiculam informações que estão na onda jovem do momento, demonstrando uma atualização contínua das discussões juvenis. Porém, ainda permanece como um meio consumido por jovens da classe média e alta. A juventude de baixa renda fica excluída de obter informações por este meio. O potencial deste recurso é o fato dela ser a mídia ainda mais influente depois da televisão e também ser uma ferramenta de apoio para pais e profissionais que trabalham com a juventude.

Clique aqui para conhecer alguns exemplos de revistas e sessões voltadas para os jovens: Veja jovem Zong – juventude em movimento e Revista Viração.

Mídia extensiva

Este veículo está associado a alguns recursos de comunicação como: painéis externos e internos; backlights e frontlights; outdoor; empenas; adesivos em ônibus ou metrôs; frota personalizada; totens; luminosos, entre outros. É através destes veículos que muitas idéias e produtos são anunciados.

Mídia alternativa

A mídia alternativa se refere aos diversos veículos de comunicação que são criados a partir de uma contestação aos grandes veículos de comunicação e setores industriais que sempre monopolizam o mercado da informação e comunicação. Foi com base nesta postura que surgiram os fanzines e os diversos canais de mídia alternativa e independente como, por exemplo, o CMI que veicula informações que são censuradas pelos grandes meios de comunicação ou nem sequer são cogitadas.

Zine ou Fanzine – São publicações alternativas produzidas de maneira independente por jovens engajados nos cenários de contestação da indústria cultural, divulgando bandas punks e outros assuntos como literaturas, política, poesias, quadrinhos, etc.

Muitos jovens utilizam esse meio para divulgar suas ações e idéias. O zine pode nos ajudar a compreender o comportamento e as idéias políticas da juventude engajada. É uma ferramenta interessante para geração de informação histórica e política da participação juvenil. Por meio deles se podem traçar informações de como era o pensamento e ação juvenil em determinada geração.

Baixe pela internet um fanzine de Pernambuco: Mãe Terra Zine e o >De cara com a poesia.

Links

Links por Estado

Amazonas

Ceará

Maranhão

Paraíba

Rio Grande do Norte