Educação para o Trânsito

Compartilhe

Educação para o Trânsito

Já faz um tempo que se tenta, implantar aqui no Brasil, a Educação para o Trânsito. Este é um assunto bem abrangente, que inclui assuntos como: direção defensiva, educação das crianças para o trânsito, noções de primeiros socorros, respeito ao pedestre, respeito à sinalização, entre tantos outros.

Um dos problemas enfrentados em relação a isso é o fato de que a maioria da população só se preocupa com as informações referentes ao trânsito na época de “tirar a carteira de motorista”. No entanto, esse não deve ser o único momento pra isso, pois, salvo raras exceções, é aquele corre-corre, aulas teóricas, legislação de trânsito, aulas práticas, tudo muito rápido porque se precisa da carteira. Aprende-se tudo de uma vez, tudo decorado, coisa que muito rapidamente se esquece.

Há algumas atitudes simples que podem colaborar com esse movimento de Educação para o Trânsito e diminuir os acidentes decorrentes de imprudências, coisas como:

  • Utilizar apenas de transporte público regulamentado, etc.
  • Atravessar na faixa de pedestre;
  • Ciclistas e Condutores de Moto, sempre usar o capacete;
  • Evitar jogar lixo pela janela do veículo (pode atrapalhar a visão do condutor que vem em seguida);
  • Não deixar crianças, menores de 10 anos, andarem no banco da frente dos carros;
  • Não dirigir após ingerir bebida alcoólica;
  • Prestar atenção às crianças para que só embarquem ou desembarquem dos coletivos quando estes estiverem totalmente parados;
  • Respeitar a sinalização de trânsito (tanto o pedestre como os condutores);
  • Usar a trava de segurança nas portas traseiras se for conduzir crianças;
  • Usar cadeirinha de segurança para crianças com menos de 1,40m de altura;
  • Usar o cinto de segurança;

É necessário fortalecer a educação dos jovens sobre o tema, para gerar mudanças culturais capazes de reduzir o número de acidentes, que matam cerca de 35 mil pessoas por ano no país. O alerta é do mestre em Sociologia e especialista em segurança no trânsito, Eduardo Biavati. Para ele, é preciso recriar o padrão cultural vigente de desrespeito às regras de trânsito, por meio da fiscalização, mas também conscientizando os jovens sobre o que está por detrás delas, como, por exemplo, os riscos de lesões cerebrais e medulares envolvidos na infração.

“O trabalho de educação, especialmente com os jovens, tem que ser reforçado para recriar um novo fundamento de obediência à regra. A gente obedece a regra não só para não se dar mal, por que a polícia está ali, mas também porque quer se preservar”, afirmou Biavati.

Ele reconhece as dificuldades para falar aos jovens, principalmente na sociedade individualista na qual eles estão sendo formados. “Hoje, o individualismo é tão exagerado que nem adianta falar para eles dos milhões de reais gastos pelo país com os acidentes. As categorias coletivas acabaram: cidadania, pátria, isso não faz o menor sentido para eles. Temos que reiventar essa conversa com a garotada”, disse, lembrando que é preciso desenvolver novas linguagens e formatos para que as inciativas surtam resultados.

(Fonte: Adriana Brendler – Agência Brasil, 01/07/2008)

Direção Defensiva

É a forma de dirigir, que permite a você reconhecer antecipadamente as situações de perigo e prever o que pode acontecer com você, com seus acompanhantes, com o seu veículo e com os outros usuários da via.

Os riscos e os perigos a que estamos sujeitos no trânsito estão relacionados com:

  • Os Veículos;
  • Os Condutores;
  • As Vias de Trânsito;
  • O Ambiente;
  • O Comportamento das pessoas

(Cartilha de Direção Ofensiva – DETRAN RN)

Links:

Noções de Primeiros Socorros

A partir do novo Código de Trânsito, para tirar a carteira de motorista é necessário que se saiba noções básicas de primeiros socorros.

E o que são Primeiros Socorros?

Primeiros Socorros são as primeiras providências tomadas no local do acidente. É o atendimento inicial e temporário, até a chegada de um socorro profissional.

Apesar da existência de Serviços Profissionais de Socorro, como é o caso do SAMU e do Resgate, é importante saber noções de primeiros socorros, pois nunca se sabe em quanto tempo os serviços profissionais chegarão, e uma pequena ação de primeiro socorro pode fazer a diferença entre a vida ou a morte.

Links

Links nos Estados:

Amazonas

Ceará

Maranhão

Paraíba

Rio Grande do Norte

Semana Nacional de Trânsito

A Semana Nacional de Trânsito é uma iniciativa do Conselho Nacional de Trânsito, que a cada ano propõe uma temática. Em 2008, o tema da campanha foi “A Criança no Trânsito”, e aconteceu entre 18 e 25 de setembro. Segundo o Conselho, a escolha desse tema tem como objetivo sensibilizar pais, mães e educadores para a adoção de ações que promovam a segurança das crianças no trânsito.

Em várias cidades brasileiras foram desenvolvidas ações para chamar a atenção da população para o tema da campanha. É um tempo de conscientização da população para o trânsito.

Legislação

O Capítulo VI, que corresponde aos arts. 74 a 79, da Lei Nº. 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), refere-se à Educação para o Trânsito. Segundo a referida lei, ‘É obrigatória a existência de coordenação educacional em cada órgão ou entidade componente do Sistema Nacional de Trânsito’.

O CTB institui também que ‘A educação para o trânsito será promovida na pré-escola e nas escolas de 1º, 2º e 3º graus, por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nas respectivas áreas de atuação.’

Para ter acesso ao Código de Trânsito Brasileiro, na íntegra

Lei Seca

A nova lei para o consumo de álcool para quem dirige, mais conhecida como Lei Seca, é bem clara quando proíbe qualquer concentração de álcool no sangue dos motoristas, com punições que vão de multas à prisão. Apesar de não ser permitida nenhuma concentração de álcool, existem valores fixos, prevendo casos excepcionais, tais como medicamentos à base de álcool e erro do aparelho que faz o teste.

O objetivo da nova lei, aprovada em 20 de junho de 2008, é diminuir os acidentes de trânsito causados por motoristas embriagados. O consumo de bebidas alcoólicas é uma das principais causas de acidentes automobilísticos no país, segundo estatística da Polícia Rodoviária Federal.

A Lei seca tem sido uma lei bastante polêmica, principalmente pela tolerância zero em relação à ingestão de bebidas alcoólicas. O assunto é tão atual que serviu de inspiração para um dos temas sugeridos para a redação do vestibular 2009 da Universidade de Pernambuco “Beber e não dirigir: consciência ou imposição?”.

Para ter acesso ao texto da Lei Seca, na íntegra

Transporte e o Meio Ambiente

A poluição do ar nas cidades é hoje uma das mais graves ameaças à nossa qualidade de vida. Os principais causadores da poluição do ar são os veículos automotores. Os gases que saem do escapamento contêm monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio, hidrocarbonetos, óxidos de enxofre e material particulado (fumaça preta).

A quantidade desses gases depende do tipo e da qualidade do combustível e do tipo e da regulagem do motor. Quanto melhor é a queima do combustível, ou melhor dizendo, quanto melhor regulado estiver seu veículo, menor será a poluição.

A presença desses gases na atmosfera não é só um problema para cada uma das pessoas, é um problema para toda a coletividade de nosso planeta.

O monóxido de carbono não tem cheiro, não tem gosto e é incolor, sendo difícil sua identificação pelas pessoas. Mas é extremamente tóxico e causa tonturas, vertigens, alterações no sistema nervoso central e pode ser fatal, em altas doses, em ambientes fechados.

O dióxido de enxofre, presente na combustão do diesel, provoca coriza, catarro e danos irreversíveis aos pulmões e também pode ser fatal, em doses altas.

Os hidrocarbonetos, produtos da queima incompleta dos combustíveis (álcool, gasolina ou diesel), são responsáveis pelo aumento da incidência de câncer no pulmão, provocam irritação nos olhos, no nariz, na pele e no aparelho respiratório.

A fuligem, que é composta por partículas sólidas e líquidas, fica suspensa na atmosfera e pode atingir o pulmão das pessoas e agravar quadros alérgicos como asma e bronquite, irritação de nariz e garganta e facilitar a propagação de infecções gripais.

A poluição sonora provoca muitos efeitos negativos. Os principais são: distúrbios do sono, estresse, perda da capacidade auditiva, surdez, dores de cabeça, distúrbios digestivos, perda de concentração, aumento do batimento cardíaco e alergias.

Alguns procedimentos contribuem para a redução da poluição atmosférica e da poluição sonora:

  • Regule e faça a manutenção periódica do seu motor;
  • Calibre periodicamente os pneus;
  • Não carregue excesso de peso;
  • Troque de marcha na rotação correta do motor;
  • Evite reduções constantes de marcha, acelerações bruscas e freadas excessivas;
  • Desligue o motor numa parada prolongada;
  • Não acelere quando o veículo estiver em ponto morto ou parado no trânsito;
  • Mantenha o escapamento e o silencioso em boas condições;
  • Faça a manutenção periódica do equipamento destinado para reduzir os poluentes-catalisador (nos veículos em que é previsto).

(Fonte: Cartilha de Direção Ofensiva – DETRAN RN)

Há ainda o problema da sujeira que é jogada em vias públicas. Além de correr o risco de atrapalhar a visão de outros condutores, podendo causar graves acidentes, ainda contribui para poluir o meio-ambiente. Sem contar que alguns materiais, como latas e garrafas plásticas levam muito tempo para serem absorvidos pela natureza. Uma dica para evitar esse tipo de ação, é sempre manter dentro do veículo, sacos para a coleta de lixo.

Links