A escola deve ser o berço da formação de atletas brasileiros

A idéia não é nova e já é uma realidade em vários outros países, mas voltou a ser defendida por diversos atletas e pelo presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), durante o 4º Fórum Atletismo do Brasil realizado em São Paulo.

Para Joaquim Cruz, campeão olímpico de atletismo em 1984, o governo brasileiro poderia a dotar a proposta de criar escolas-clubes. Segundo ele, os ginásios das escolas poderiam ser utilizados mesmo quando o período escolar estivesse encerrado, com professores oferecendo aulas esportivas durante as férias. Se projetos como esse fossem adotados, o Brasil poderia deixar de desperdiçar talentos no esporte.

“Evidentemente que a grande deficiência que eu vejo no país é a ausência de uma política nacional adequada para as escolas e isso é uma falha que vai causar embaraço para muitas modalidades esportivas porque a renovação fica muito difícil”, criticou Roberto Gesta de Melo.
Segundo ele, o fato de o Brasil ter sido escolhido sede das Olimpíadas de 2016 deve obrigar os ministérios do Esporte e da Educação a introduzir o esporte nas escolas, “até porque isso é fundamental no próprio processo educativo e como prevenção de doenças”.

Saiba mais

Fonte: Agência Brasil