Jornada Mundial da Juventude

Ao menos 70 mil jovens ocuparam a Praça de São Pedro para assistir com o Papa Bento XVI as celebrações do 25º aniversário da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no dia 25 de março.

Um telão mostrou imagens da primeira JMJ, realizada em Roma no ano de 1985, e dos encontros seguintes, até Sidney-2008, enquanto os jovens aguardavam a chegada do Papa, que deu a volta na Praça de São Pedro no papamóvel.

Bento XVI saudou a multidão e após subir em um palanque instalado diante da Basílica de São Pedro, respondeu às perguntas de três jovens, que receberam a recomendação de “viver a vida em sua riqueza e em sua plenitude”.

“Em cada esporte, cada profissão, cada expressão artística, a arte de ser um homem exige privações, verdadeiras privações que nos ajudam a não cair no abismo da droga, do álcool, da escravidão sexual e do dinheiro”, declarou o Papa.

Bento XVI destacou que o amor é “essencial” e que há “regras também essenciais”: “a família como cimento da sociedade, a vida que deve ser respeitada como um dom de Deus, uma sexualidade ordenada na relação entre o homem e a mulher, a ordem social e, finalmente, a verdade”.

“Estes elementos explicitam o caminho do amor, da via justa”, disse o Papa, incentivando os jovens a se envolver com o voluntariado, o trabalho e a ajuda ao próximo para viver uma vida “verdadeira, bela e alegre”.

JMJ no Brasil

No último sábado, 27 de março, cerca de 20 mil jovens católicos se reuniram em frente à Catedral Metropolitana para darem testemunho da sua fé pelas ruas do Centro do Rio de Janeiro, em procissão rumo ao Largo da Carioca. O evento, que marcou o início da Semana Santa e o começo dos trabalhos do Setor Jovem da Arquidiocese, celebrou o 25º Dia Mundial da Juventude (DMJ) e anunciou o desejo da Cidade de sediar a Jornada Mundial (JMJ) de 2014.

Maiores informações sobre a JMJ no Brasil, clique aqui

JMJ 2011

O site oficial da Jornada Mundial da Juventude 2011 foi apresentado em novembro de 2009, pelo arcebispo de Madri (Espanha), Cardeal Antonio María Rouco Varela. A apresentação foi feita em coletiva de imprensa na sede recém-inaugurada do Comitê Organizador da JMJ, no país.

A JMJ está marcada para o dia 16 de agosto de 2011, na capital espanhola. Até lá, todas as informações referentes aos preparativos para o encontro estarão acessível na nova página.

Maiores informações sobre a JMJ 2011, acesse a página oficial do evento.

História

A Jornada Mundial da Juventude foi criada pelo Papa João Paulo II em 1985, e consiste numa reunião de dezenas de milhares de pessoas católicas, sobretudo jovens. O evento é celebrado a cada dois ou três anos, numa cidade escolhida para celebrar a grande jornada em que participam pessoas do mundo inteiro.

Nos anos intermédios, as Jornadas são vividas localmente, no Domingo de Ramos, por algumas dioceses ao redor do mundo. Para cada Jornada, o Papa sugere um tema. Durante as JMJ, acontecem eventos como catequeses, adorações, missas, momentos de oração, palestras, partilhas e shows. Tudo isso em diversas línguas.

Fontes: G1 Notícias, Wikipédia e JMJBrasil