PAC 2 prevê 5,7 bilhões em ações para juventude

A segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançada na segunda-feira (29), em Brasília, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela ministra chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, terá investimentos diretos em políticas de juventude. Um dos destaques é a construção de praças com equipamentos de cultura, esporte e lazer.

Em todo o País, serão construídas 800 praças da juventude, com o objetivo de elevar a oferta de espaços públicos para a população jovem. Esses espaços contarão com cineteatros, bibliotecas, anfiteatros, telecentros, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), salas multiuso, pistas de skate, equipamentos de ginástica, ginásios poliesportivos, pistas de caminhada, quadras de areia para vôlei e futebol e vestiários. O investimento é da ordem de R$ 1,6 bilhão.

Com esta iniciativa, o PAC 2 amplia a oferta de equipamentos públicos para a juventude em todo o país. Cidades como Campo Grande, Fortaleza e São Paulo, além dos estados do Rio de Janeiro e Paraná vem implementando projetos similares.

O presidente do Conjuve, Danilo Moreira, disse ter ficado otimista com o montante investido na juventude nesta etapa do Programa de Aceleração do Crescimento, que vai de 2011 a 2014. Segundo ele, cada vez mais a juventude ocupa seu espaço na agenda do desenvolvimento do Brasil. “A inclusão desta temática no PAC 2 fortalece a política nacional de juventude que vem sendo implementada desde 2005 pelo Governo Lula. Serão 5,7 bilhões de reais para construção de equipamentos públicos para juventude ampliando o acesso ao esporte, cultura e lazer”, explicou.

Outra obra importante para os jovens prevista no PAC 2 é a construção de 10 mil quadras poliesportivas nas escolas. Serão investidos cerca de 4,1 bilhões para universalizar as quadras em escolas que tenham mais de 500 alunos.

As ações previstas para a juventude fazem parte do eixo Comunidade Cidadã.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria Nacional de Juventude