I Seminário de Conselheiros e Gestores Municipais de Juventude

Dando continuidade ao processo de diálogo entre a esfera pública e a sociedade civil organizada, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Especial de Juventude e Emprego (SEJE), promove nos dias 14, 15 e 16 de abril, o I Seminário de Conselheiros e Gestores Municipais de Juventude, no Hotel Viver Fazenda, no município de Moreno – PE.

O seminário abordará o tema “Os Desafios para a Constituição de um Sistema de Políticas Públicas de Juventude” e tem entre os objetivos, promover o debate entre conselheiros e gestores municipais sobre as novas diretrizes e estratégias para implantação de ações voltadas ao atendimento da Juventude e um direcionamento sobre os instrumentos legais para operacionalização e monitoramento das políticas públicas voltadas para a juventude.

O Governo do Estado, juntamente com o Governo Federal, vem executando ações no âmbito das políticas públicas de juventude para mudar a realidade das condições de vida dos jovens. Em reconhecimento ao esforço do estado em implementar ações para o segmento juvenil, o Secretário Nacional de Juventude, Beto Cury, e o Presidente do Conselho Nacional de Juventude, Danilo Moreira estarão presentes ao seminário.

Protejo - Pernambuco destaca-se nacionalmente como referência no campo das políticas públicas de juventude e tem conquistado grandes avanços nos últimos quatro anos. Foi o primeiro Estado brasileiro a aprovar o Plano Estadual de Juventude, em 2008, e o que detém hoje o maior orçamento do país para o Protejo/Pronasci, programa do Ministério da Justiça, executado pela SEJE e que presta assistência por meio de programas de formação e inclusão social para jovens de 15 a 24 anos, expostos à violência doméstica ou urbana. Através do Protejo/Pronasci foi implantado no bairro de Santo Amaro o Espaço Juventude em Movimento, beneficiando 500 jovens daquele bairro.