Pipa com cerol: Um grande risco!

É comum passarmos pelas ruas e nos depararmos com uma porção de crianças e jovens empinando pipa (ou papagaio, como também é conhecida), é uma brincadeira divertida e atrai a atenção de todos. No entanto, essa brincadeira de criança, até então inofensiva, tem tirado o sono de uma porção de adultos.

O problema não  é exatamente a pipa, o problema é o cerol que algumas pessoas passam nas linhas de suas pipas com o objetivo de cortar a linha dos outros.

O cerol é uma substância altamente perigosa, pois é feito com cola e vidro moído, tornando a linha da pipa uma verdadeira navalha. Além de estragar a brincadeira de outras pessoas, essa linha pode ferir gravemente, ou até ser fatal, quando encontra seres vivos pela frente.

Os mais prejudicados são os motociclistas e os ciclistas, que de acordo com a velocidade que estiverem trafegando na via, não percebem a linha e vão se encontro ao que pode ser uma arma letal.

De acordo com a Agência Plenarinho, da Câmara dos Deputados, no dia 10 de março, a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara, aprovou um Projeto de Lei (5834/09), que proíbe o uso de cerol ou produto semelhante nas linhas de pipas ou papagaios.

O projeto não especifica a pena a ser aplicada, dizendo apenas que o infrator estará sujeito “ao disposto na legislação penal brasileira”. O projeto ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara.

De acordo com o site da Campanha Nacional contra o Cerol, alguns estados já possuem legislação específica proibindo o uso do cerol:

Brasília

Paraná

Mato Grosso

Mato Grosso do Sul

Minas Gerais

Rio de Janeiro

Rondônia

Santa Catarina

São Paulo

Fonte: Agência Plenarinho e Site da Campanha Nacional contra o Cerol