UFPE ganha museu de ciência nuclear

Foi inaugurado, no último dia 20, o Museu de Ciência Nuclear, na Universidade Federal de –Pernambuco – UFPE. Ele será aberto para visitação a partir de junho, quando contará com monitores. No local, haverá exposição de documentos, máquinas antigas de raio-X, entre painéis e equipamentos interativos.

O material está distribuído em 350 metros quadrados, 300 metros quadrados na parte externa e 50 metros quadrados na interna. O museu se destina a estudantes e público em geral.

Segundo a Prof. Helen Khoury, responsável pelo espaço, o custo para a implantação do espaço foi de R$ 60 mil. Os recursos são provenientes do CNPq, da própria universidade e da Comissão Nacional de Energia Nuclear. O dinheiro foi gasto nas obras físicas e na aquisição dos experimentos interativos.

O objetivo do museu, afirma Helen, é difundir o conhecimento sobre o uso e as aplicações pacíficas das radiações ionizantes relacionadas a geração de eletricidade, medicina nuclear, radioterapia, conservação de alimentos e gamagrafia. “Além disso, poderá contribuir para a melhoria do ensino de ciências, atualizando e aperfeiçoando docentes da rede pública”, complementa.

Maiores Informações:

Museu de Ciências Nucleares da UFPE

Horário: 14h às 17h

Agendamento: 2126-8708

Fonte: JC Online