Inscrições de jovens para concurso nacional de roteiros até 25 de junho

Os 15 autores dos textos selecionados participarão de uma oficina de qualificação audiovisual e transformarão o roteiro em vídeo digital com todas as despesas pagas pelo projeto.

Quem tem entre 16 e 26 anos, participa de uma instituição social e deseja fazer um vídeo deve aproveitar a oportunidade! O Instituto Galpão está com inscrições abertas para o concurso nacional de roteiros das Oficinas Galpão de Qualificação e Intercâmbio Audiovisual.

O projeto selecionará 15 roteiros, e seus autores farão um curso intensivo de qualificação audiovisual e, depois, transformarão o roteiro em vídeo de curta-metragem. Em seguida, os filmes serão apresentados em telões em ruas e praças durante um circuito de exibição aberto e gratuito.

O projeto é uma realização do Instituto Galpão e conta com patrocínio do Instituto Votorantim e da Fibria. A iniciativa tem por objetivos aprimorar a formação e a inclusão audiovisuais de jovens e proporcionar a troca de experiências vivenciadas pelas instituições sociais.

A ideia é contribuir para a formação de receptores críticos e de jovens realizadores capazes de construir conteúdos que expressem anseios, necessidades, questionamentos e opiniões.

Para participar, o jovem deverá escrever um roteiro original de ficção ou documentário de até 15 minutos que deseja transformar em vídeo, preencher a ficha de inscrição com os dados pessoais e as informações sobre a instituição social.

No ato de inscrição, o proponente deverá comprovar a participação e a frequência nas atividades da instituição de inclusão cultural e/ou formação digital há, pelos menos, um ano. As inscrições poderão ser feitas até 25 de junho através da Internet ou via Correios. A ficha de inscrição e o regulamento estão disponíveis no site

Oficina:

Quinze roteiros serão selecionados por uma comissão composta por professores e profissionais renomados do segmento audiovisual. Os jovens autores selecionados participarão das Oficinas de Qualificação e Intercâmbio Audiovisual no período de 19 a 29 de julho, no Espírito Santo.

Com a orientação de profissionais das áreas do cinema e da comunicação, os alunos terão aulas de Roteiro, Direção, Produção, Fotografia e Câmera, Som, Edição, Direção de Arte, Mobilização Comunitária, Direitos Autorais, Mídias Sociais e Comunicação Colaborativa.

O curso também é uma oportunidade para promover a troca de saberes entre as organizações e entre os jovens e fortalecer uma rede de atuação colaborativa para valorização da cultura como instrumento inclusão, de expressão, de protagonismo juvenil e de transformação social.

O projeto fornecerá transporte, alimentação e alojamento necessários à participação dos selecionados nas oficinas.

Gravação e Edição:

Depois de dez dias de aulas intensivas, cada jovem retornará à cidade onde mora para a gravação e a edição do curta-metragem com até 15 minutos de duração. O jovem diretor deverá integrar outros jovens da instituição à equipe de trabalho de modo a compartilhar o aprendizado apreendido durante a qualificação. Desde a etapa da produção até a finalização da obra, ele contará com o suporte de equipamentos e serviços contratados pelo projeto.

Exibição:

Ao final, as obras serão apresentadas em telas de cinema por ruas e praças dentro de um circuito aberto e gratuito. Os vídeos e o making of das principais etapas comporão um box de DVDs que será distribuído, gratuitamente, para instituições sociais, bibliotecas públicas, pontos de cultura, secretarias municipais e estaduais de cultura, entre outros segmentos ligados à cultura e à educação

Serviço:
Oficinas Galpão de Qualificação e Intercâmbio Audiovisual (Concurso Nacional de Roteiros)

Inscrições: até 25 de junho pelo site

Público: Jovens entre 16 e 26 anos integrantes de instituições sociais voltadas para inclusão cultural e/ou formação digital

Mais Informações:
Simony Leite Siqueira / Silvio Alencar
Assessoria de Comunicação
Instituto Marlin Azul
(27) 3327 6494/ 9721 7395 / 8822 1588