Pós-graduação e doutorado – Bolsa na Alemanha

A fundação alemã Heinrich Böll Stiftung está oferecendo bolsas de estudos de pós-graduação e doutorado. As inscrições vão até 1º de setembro.

Na categoria de pós-graduação, podem concorrer pessoas de fora da União Europeia que tenham diploma de Ensino Superior e que comprovem ter bom conhecimento da língua alemã. Já para as bolsas de doutorado é necessário, além de comprovar bons conhecimentos no idioma, ter concluído o mestrado e ter sido aceito em alguma instituição alemã de Ensino Superior.

Os processos de seleção das duas modalidades dividem-se em três etapas: submissão dos documentos de candidatura, entrevista com representantes da instituição e seleção dos projetos por meio de entrevistas individuais e de discussões em grupo.

Para concorrer às bolsas os candidatos precisam de formulário de inscrição preenchido (disponível no site www.boell.de), carta de apresentação justificando os motivos que levaram o candidato a concorrer à bolsa, um currículo, cópia dos certificados de graduação exigidos para cada tipo de bolsa, referências pessoais de orientadores de projetos, sinopse do projeto de pesquisa, descrição detalhada dos propósitos do projeto, confirmação de aceite da instituição alemã e o certificado de proficiência no idioma alemão.

Maiores Informações pelo e-mail [email protected] ou pelo site www.boell.de

Fonte: Portal Universia