Especial reúne bolsas de estudos na Oceania

Brasileiros interessados em estudar no exterior também podem considerar a Oceania como opção de destino. Países como Austrália e Nova Zelândia mantêm diversos programas de bolsas destinados a estudantes estrangeiros. E as oportunidades se estendem por diversas áreas do conhecimento em cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado.

O governo australiano, por exemplo, oferece auxílios para estudantes da América Latina frequentarem programas de pós-graduação no País. No caso das bolsas integrais do bacharelado em economia da Universidade de Queensland, os benefícios anuais podem chegar a 20 mil dólares australianos, por exemplo. No país vizinho, Nova Zelândia, há opções nas áreas de Biotecnologia, Ciência Forense, Engenharia Marinha, Educação, Saúde, Governança e Desenvolvimento Econômico.

Os brasileiros interessados em estudar em qualquer um dos países da Oceania também podem apresentar suas candidaturas ao CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), à CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) ou às FAPs (Fundações de Amparo a Pesquisas), órgãos de abrangência nacional e estadual para a gestão e concessão de bolsas para pós-graduação no exterior.

Para auxiliar na escolha do país e na obtenção de bolsa para estudar na Oceania, o Universia preparou esse especial com a descrição de 12 dos principais programas do continente:

Endeavour Fellowships
Descrições: O programa de pesquisa em pós-graduação com duração de quatro a seis meses oferece suporte financeiro a estudantes estrangeiros da América Latina. O governo australiano privilegia candidatos da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México.
Informações aqui

Endeavour International Postgraduate Research
Descrições: O governo da Austrália oferece bolsas de mestrado ou doutorado para estudantes estrangeiros. A duração do programa varia de dois a três anos.
Informações aqui

Bolsas ALA (Australian Leadership Awards)
Descrições: Com o objetivo de formar líderes que possam influenciar reformas políticas, econômicas e sociais, o governo da Austrália oferece bolsas de estudo de pós-graduação, pesquisa especializada, estudo ou participação profissional em organizações e instituições de ensino australianas.
Informações aqui

Programa ADS (Australian Development Scholarships)
Descrições: A partir do programa, o governo australiano oferece auxílios para estudantes de países em desenvolvimento realizarem a graduação ou a pós-graduação na Austrália.
Informações aqui

Bolsas de doutorado

Descrições: A Universidade de Sydney oferece bolsas integrais com três anos de duração, além de ajuda de custo para a viagem aérea, a estrangeiros interessados em estudar na instituição australiana. Os candidatos devem, no entanto, comprovar bom desempenho acadêmico e proficiência em inglês.
Informações aqui

Bolsas na Universidade de Queensland

Descrições: Além de bolsas integrais, a instituição também oferece auxílios parciais – referentes a 50% do valor da mensalidade – para estrangeiros interessados em cursar a graduação na área de Economia. O programa tem duração de três anos.
Informações aqui

Pesquisa em Ciência da Terra

Descrições: A Universidade Nacional da Austrália oferece bolsas para estrangeiros com o título de PhD em Ciências da Terra. A duração do programa é de três anos com possibilidade de prorrogação.
Informações aqui

Fonte: Universia