3º Encontro Comunitário de Teatro Jovem de São Paulo

Imagem: Prédios e passos de uma pessoa seguindo em uma rua.

Nove dias de intercâmbios artísticos, workshops, apresentações teatrais e um Fórum de discussão acerca do Teatro em Comunidade compõem a programação do 3º Encontro Comunitário de Teatro Jovem da Cidade de São Paulo, que acontece de 11 a 19 de setembro, no Centro Cultural Arte em Construção (Avenida dos Metalúrgicos, 2100), sede do grupo Pombas Urbanas, e em Praças do bairro Cidade Tiradentes, extremo leste da capital.

Um encontro realizado por grupos de teatro jovem que visam reunir e trocar experiências com diversos grupos que trabalham com Teatro em Comunidade. Além de desfrutar de uma programação artística, ocupar praças e ruas do bairro Cidade Tiradentes com apresentações teatrais e um cortejo de encerramento com a Banda Alana (Jd. Pantanal – zona leste), esses jovens aproveitam para discutir sua sustentabilidade, organização e pesquisa do fazer teatral.

Desde 2008, o Pombas Urbanas e o Núcleo Teatral Filhos da Dita (primeira turma de teatro jovem da Cidade Tiradentes formada pelo Pombas) fazem deste bairro palco para a realização de um Encontro Comunitário, que nessa 3ª edição traz duas apresentações dos alunos do Centro Cultural Piollin (João Pessoa – PB) e do Grupo de Teatro Ajedrez (Medellín – Colômbia). Durante a semana do Encontro, ambos os grupos realizarão workshops para compartilhar processos artísticos desenvolvidos em suas comunidades na formação de jovens.

De São Paulo, os grupos da zona leste Trupe Arruacirco, do Itaim Paulista; Cia do Outro Eu, de São Matheus; e Grupo doBalaio, da Vila Curuçá participam do evento. De outras regiões da cidade: Trupe Trapos Dell’Arrua, Bexiga; Cia Jovem Paidéia de Teatro, Santo Amaro; GTO Revolução Teatral, Santo André; e, do interior de São Paulo, os grupos Teatro Popular Cara e Coragem (Caconde) e Nativos Terra Rasgada (Sorocaba). Jovens que têm atuação ativa em suas respectivas comunidades e que, ao mesmo tempo, buscam fortalecer sua experiência.

Fórum de teatro

Além de workshops e apresentações teatrais, dentro da programação do Encontro acontece o 1º Fórum de Teatro Jovem da Cidade de São Paulo, que reúne representantes de sólida experiência na realização de projetos de arte e teatro para a transformação social e representantes de grupos jovens, que cada vez mais reafirmam a importância do Teatro Comunitário e expõem a necessidade de apoios que deem subsídios à essa efervescente produção.

O Fórum acontece na sexta (17) e no sábado (18), a partir das 10h, e dentre os temas estão: Qual o papel do Estado para o desenvolvimento do Jovem e do Teatro nas comunidades (representantes da Funarte, Secretaria Municipal de Cultura e grupos ganhadores da Fomento ao Teatro e do Programa de Valorização de Iniciativas Culturais – VAI); Caminhos para consolidação dos projetos de grupos jovens de teatro (representantes do Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Rede Livre Leste) e Como o teatro em comunidade dialoga com Movimentos Sociais e Culturais (pesquisadora teatral Márcia Pompeo, integrante do Centro Cultural Piollin, Movimento Nossa Zona Leste e da Rede Colombiana de Teatro em Comunidade).

Acesse aqui a programação do 3º Encontro Comunitário de Teatro Jovem da Cidade de São Paulo!

Fonte: Onda Jovem / Beco Cultural