Programa de intercâmbio internacional

Imagem: Logomarca Santander

A iniciativa, chamada Programa Fórmula Santander, envolverá 100 estudantes de 35 universidades de diferentes regiões do Brasil conveniadas ao Santander. Eles participarão de intercâmbio com as 833 instituições de ensino superior conveniadas ao Santander Universidades no mundo. O objetivo é a troca de culturas e conhecimentos, fomentando a pesquisa, a tecnologia e a internacionalização da atividade acadêmica.

Além do Brasil, o programa beneficia alunos de graduação e pós-graduação da Espanha e da Inglaterra, em um total de 300 bolsas de estudos concedidas.

“Esse programa é único no mundo. O Brasil foi selecionado para participar devido à sua ampla comunidade acadêmica e relevância para o Grupo Santander. Assim, reafirmamos, mais uma vez, nosso compromisso com o desenvolvimento do ensino superior brasileiro”, ressalta Jamil Hannouche, responsável pela divisão brasileira do Santander Universidades.

O Programa Fórmula Santander é a primeira entrega no Brasil do investimento global de 600 milhões de euros anunciados por Don Emílio Botín, presidente mundial do Santander, em maio deste ano, no II Encontro Internacional de Reitores Universia, em Guadalajara, México.

Em novembro, a entrega das bolsas será realizada em evento no Autódromo de Interlagos, na véspera do Grande Prêmio Brasil, com a presença do presidente mundial do Santander e do piloto Felipe Massa.

Cada estudante receberá uma bolsa de estudos de 5 mil euros para transporte aéreo, hospedagem e despesas pessoais durante um semestre de estudos, valor superior à média dos programas semelhantes.

Estágios

Os contemplados também terão a possibilidade de realizar estágios formativos no Santander. “Trata-se de um programa de alto impacto, que investe no desenvolvimento acadêmico e profissional dos jovens. A mobilidade internacional é uma das nossas maiores apostas, porque ela amplia a visão de mundo dos participantes e nossas perspectivas sobre a diversidade cultural”, completa Hannouche.

Apoio ao ensino superior

O Programa Fórmula Santander faz parte do Plano de Apoio à Educação Ensino Superior (PAES) do Santander Universidades, que está estruturado em quatro pilares estratégicos: mobilidade, inovação e empreendedorismo, transferência tecnológica e apoios acadêmicos. Nesse guarda-chuva, encontram-se as bolsas de mobilidade internacional TOP China, TOP España, TOP USA, Programa Luso-Brasileiro e o recém-lançado TOP UK, que promoverá o intercâmbio entre as universidades brasileiras e inglesas King’s College London, University of Edinburgh, University of Warwick, University of Bath e University of Durham.

Para inscrições, é preciso preencher formulário no site do programa.

Fonte: Onda Jovem