Jovens comem abaixo do mínimo necessário de frutas, legumes e verduras

Imagens: Legumes e Verduras

Mais de 71% consomem em média 70 g/dia de acordo com o estudo. Segundo a nutricionista Roberta Bigio, responsável pela pesquisa, essa quantidade é bem abaixo do mínimo necessário e pode comprometer a saúde dos adolescentes a curto e longo prazo.

As vitaminas e os minerais estão distribuídos nos alimentos em quantidades pequenas, mas com a função essencial de regular o metabolismo. A falta desses nutrientes ou o fornecimento inadequado deles levam ao déficit de crescimento e aumenta o risco de aparecimento de doenças, principalmente as infecciosas, e também a incidência de apatia. As melhores fontes de vitaminas e minerais são as frutas e as verduras, explica a nutricionista da Unimed Porto Alegre Fernanda Bortolon.

O baixo consumo de frutas e verduras muitas vezes levam a problemas como constipação, cáries, deficiência de vitaminas e minerais. Hoje, encontramos muitos adolescentes com doenças antes vistas apenas em idosos, como a diabetes, hipertensão, hipercolesterolemia, obesidade.

De acordo com ela, os adolescentes que têm dietas incompletas sofrem frequentemente de deficiência de ferro, que causa a anemia e, por consequência, cansaço, falta de atenção e de apetite. A deficiência de cálcio pode causar prejuízo para a formação dos ossos e dentes. A falta de zinco produz atraso no crescimento, cansaço e atraso do desenvolvimento sexual.

Todas as vitaminas contidas nas frutas e verduras têm funções essenciais segundo a nutricionista. A vitamina A é fundamental para a pele e a visão. A B6 para o sistema nervoso. A B12 para a formação de glóbulos vermelhos, a C para a absorção de ferro, prevenir resfriados, manter bem os ossos, os dentes e gengivas. A vitamina D aumenta a absorção de cálcio pelos ossos, se há falta se instala o raquitismo.

Nos dados da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado esta semana, a Capital ficou no topo da lista das cidades com maior número de estudantes acima do peso no país. O resultado também pode estar relacionado ao baixo consumo de alimentos naturais.

— Quando se fala em comer ao menos 400 g/dia, isso quer dizer que o adolescente deveria, no mínimo, comer um prato raso de salada de folhosos, como um alface, uma porção de cerca de 80 g de hortaliça cozida, como uma cenoura, e três frutas de porte médio durante o dia, como uma banana ou uma maça — comenta Roberta, responsável pela pesquisa.

— Além disso, frutas, legumes e verduras são produtos de baixa caloria e os adolescentes os substituem por produtos altamente calóricos, podendo levar ao excesso de peso e outras doenças decorrentes deste — acrescenta.

Para Fernanda, é essencial incentivar essa faixa etária a consumir mais alimentos saudáveis. Torná-los tão atraentes quando os produtos industrializados é possível. Mas também é importante dar exemplos dentro de casa, fazendo do consumo um hábito, e não uma obrigação.

Confira algumas dicas da especialista:

  • Cozinhe os legumes com pouca água, já em fervura e no menor tempo possível. Algumas vitaminas se perdem com o calor e se diluem na água. O sabor e a textura também ficam melhores;
  • Ofereça frutas de lanche ao invés de bolos ou chocolates. Capriche na na apresentação do prato;
  • Sopas podem ser pratos versáteis, práticos, saborosos e nutritivos, pois podem conter todos os grupos de alimentos.
  • Sucos artificiais ou refrigerantes podem ser substituídos por sucos de frutas feitos na hora, que são mais nutritivos e saborosos.
  • Prefira as frutas e hortaliças da estação, pois são mais baratas e favorecem a diversificação.
  • Uma forma de utilizar o potencial das frutas é adicioná-las às saladas e a alguns pratos salgados. O mesmo pode ser feito com verduras e legumes, que podem ser preparados com arroz ou massas.
  • Utilize a água do cozimento dos vegetais no preparo de outros alimentos como arroz, ensopados e molhos. As vitaminas e minerais diluídos são reaproveitados;
  • Não utilize o bicarbonato de sódio para deixar os vegetais mais verdes, pois ele destrói algumas vitaminas;
  • Use muito tomate, pimentão e cebola frescos, cozidos ou como molhos, principalmente no preparo de carnes magras e duras.
  • Uma salada também pode ser uma refeição completa, desde que, assim como as sopas, contenham todos os grupos de alimentos.

Fonte