Seminário promove intercâmbio de experiências entre gestores

Imagem: Desenho de uma pessoa em frente ao computador

Dirigentes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica estão reunidos em Brasília, nesta quinta e sexta-feira, 9 e 10, para o seminário temático Internacionalização e Educação Tecnológica na América Latina e Europa: os casos de França, México e Colômbia. O encontro tem como objetivo promover o intercâmbio de experiências.

“Este evento permite formar uma nova cultura nas relações internacionais dentro da rede federal”, ressaltou Gleisson Rubin, diretor de articulação e projetos especiais da educação profissional do Ministério da Educação. “Um caminho que não é apenas de busca, mas também de oferta de experiências por parte de nossas instituições.” Ele destacou que o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) estuda o modelo da rede federal para servir de base ao continente africano.

O secretário de educação profissional e tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco, lembrou a missão dos dirigentes da rede federal. “É importante que o desenvolvimento que a educação profissional vive hoje seja apropriado pelo povo brasileiro”, disse.

O seminário encerra o programa de capacitação dos dirigentes da rede federal, que teve carga horária superior a 200 horas de atividades. Ao longo de seis meses, foram abordados temas como gestão estratégica de pessoas e equipes, comunicação organizacional, liderança, planejamento e gestão estratégica, entre outros.

Fonte: MEC