Jovens ganham espaço para ocupação dos tempos livres

Imagem: Mãos juntas em círculo

O ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, inaugurou na última sexta-feira (10), no município do Sumbe, província do Kwanza Sul, a primeira fase da Casa da Juventude, inserida no programa do Executivo de apoio à juventude “Angola Jovem”.

Ao discursar na cerimônia, o governante referiu que a casa da juventude é um espaço de ocupação dos seus tempos livres, onde os jovens podem encontrar-se e conversar sobre os seus problemas, bem como formar-se para contribuir para o desenvolvimento da província e do país.

Apelou aos jovens para o seu aproveitamento e conservação de modo a servir para o maior número de jovens possível, apostando, cada vez mais, na sua formação acadêmica e profissional.

O secretário executivo do Conselho Provincial da Juventude, Agostinho Mikas Mikinho, manifestou-se, em nome da classe, satisfeito com a inauguração do espaço, prontificando-se para a sua conservação e preservação.

De acordo com Mikas Mikinho, as áreas de serviço disponíveis na casa da juventude vão ajudar a combater a delinquência, a prostituição, a ociosidade e outros males sociais que enfermam a sociedade.

A obra teve uma duração de 18 meses e está inserida no programa de investimentos públicos. Contém anfiteatro, biblioteca, que vai funcionar igualmente com sala de informática com computadores ligados à Internet, restaurante, salas de jogos e de exposições.

Serão ministrados cursos profissionais, bem como albergar eventos como palestras, debates, colóquios, apresentação de peças de teatro, de dança, música e exposições nas mais variadas áreas das artes.

Presenciaram o ato o governador provincial, Serafim Maria do Prado, e membros do governo local.

Ainda hoje, Gonçalves Muandumba vai reinaugurar o estádio municipal de futebol “Hoji-ya-Henda”, que vai albergar o torneio internacional da modalidade entre as equipas do Sporting de Portugal sub-19, Recreativo do Libolo, 1º de Agosto e Kabuscorp do Palanca.

Fonte