No Ceará, nenhuma escola pública de ensino médio atinge nível adequado

Imagem: Sala de aula

Segundo dados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) de 2009, divulgados ontem pela Secretaria de Educação Básica (Seduc), das 482 escolas de Ensino Médio avaliadas em todos os municípios, nenhuma atingiu o índice adequado.

Na avaliação de matemática, por exemplo, apenas duas instituições chegaram à média intermediária e, na língua portuguesa, somente 15 instituições obtiveram esse índice.

Em relação aos estudantes, 45,3% atingiram nível crítico em matemática e na língua portuguesa, 38,6% só leem frases curtas na ordem direta e não sabem desenvolver textos simples.

Apesar dos índices, a secretária de Educação, Izolda Cela, ressalta que os dados da avaliação mostraram avanços, como o aumento na participação dos estudantes, melhores médias e acréscimo no tempo que os alunos passam realizando a prova.

Para ela, é preciso agregar medidas fundamentais à educação pública para mudar essa realidade, em especial o acompanhamento dos alunos, a melhoria dos processos pedagógicos e a identificação das necessidades dos estudantes com a oferta de alternativas de apoio a eles.

Fonte: Onda Jovem