Faça a prova do Encceja e termine o Ensino Fundamental

Imagem: Prova

Quer terminar o Ensino Fundamental? Já estão abertas as inscrições, até o dia 26 de setembro, para o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). Com esse método, você não precisa cursar o supletivo regular, basta fazer uma prova e, alcançando a média mínima exigida, você tira o diploma daquela etapa.

Por exemplo, se você foi reprovado na 8ª série em matemática, pode fazer apenas a prova dessa disciplina. Se atingir a nota mínima, recebe seu certificado de conclusão do Ensino Fundamental e pode voltar a estudar.

Para participar não é preciso comprovar o nível de escolaridade, basta ter 15 anos completos na data de realização do exame. A inscrição também é gratuita e deve ser feita somente pela internet, pelo site

As provas serão realizadas no dia 12 de dezembro, segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).

Quem já realizou a prova em 2009 ou fez a inscrição, deve localizar os dados no sistema e completá-los, se necessário. Os participantes inscritos em 2009 que não confirmarem a inscrição terão a mesma automaticamente cancelada. Se não achar, faça uma nova.

Durante a inscrição, você também deve informar a Secretaria de Educação onde deseja solicitar o certificado de conclusão do ensino fundamental. O Inep vai enviar os dados cadastrais e as notas para a secretaria de acordo com a indicação do cadastro.

Provas

O exame terá quatro provas objetivas com 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de tema para redação. No momento da inscrição, você deve indicar qual prova quer fazer. As opções são: 1- língua portuguesa, língua estrangeira moderna (inglês), artes, educação física e redação; 2- matemática; 3-história e geografia e 4-ciências naturais.

Na parte da manhã, das 8h30 às 12h30, serão aplicadas as provas 3 e 4. À tarde, serão aplicadas, das 14h30 às 19h30, as provas 1 e 2.

Fonte: Juventude.SP