IF-SC abre inscrições para três cursos técnicos

Imagem: IF-SC

O Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC), antigo Cefet, está com inscrições abertas para os cursos gratuitos de Agroecologia, Agroindústria e Edificações.

Os cursos de Agroecologia (vespertino) e Agroindústria (noturno) são destinados a quem já terminou a primeira série de segundo grau, ou terminará até a data da matrícula.

O curso de Edificações (noturno) é para quem está cursando o terceiro ano do ensino médio. As aulas teóricas e práticas ocorrerão no Instituto Federal campus Canoinhas, que fica na avenida Expedicionários, no bairro Campo d’Água Verde. A taxa de inscrição é de R$ 30. Quem comprovar renda não compatível pode pedir isenção do pagamento. Se for doador de sangue também pode pedir a isenção.

O processo seletivo será por meio de uma prova escrita. Quem for aprovado, terá a oportunidade de conseguir bolsas de estudo e vale transporte oferecidos pelo Instituto Federal. As inscrições podem ser feitas até o dia 4 de novembro pelo site, ou pelo telefone 0800 722 0250.

OS CURSOS

Segundo Maria Bertilia Oss Giacomelli, diretora-geral do Campus Canoinhas, os cursos são oferecidos com estruturas para várias áreas, mas com um único propósito. “Nossos alunos desenvolvem projetos para toda a região junto com seus professores, para depois apresentá-los para a comunidade. É o ensino vivenciado, a contextualização do conhecimento”, defende.

Para ela, o curso de Edificação serve para desenvolver melhor a área de construção civil. “Grandes empreendimentos estão crescendo em Canoinhas e região, e o pessoal está buscando qualificação nessa área”. O curso de Agroindústria, voltado à área de alimentos, tem muitas aulas práticas. “O aluno sai um técnico completo, apto a trabalhar em alguma indústria alimentícia”, conta Maria.

Já para o curso de Agroecologia, a meta é ensinar o empreendedorismo e o desenvolvimento sustentável aos agricultores. “Queremos focar no homem do campo, para que ele saiba ganhar dinheiro com seu próprio negócio. É a gestão do meio rural”, explica.

Com uma estrutura para 1,2 mil alunos, o IF-SC ainda não foi inaugurado porque ainda estão sendo trabalhados os campos de futebol, as praças e os laboratórios. “É um investimento benéfico para todos da região”, finaliza.

Fonte: Correio do Norte Online