Centro da Juventude oferecerá cursos e aulas de esporte gratuitos

Imagem: Quadra-poliesportiva

A Prefeitura de Taboão da Serra deu início, nesta semana, ao recrutamento de jovens, com idade entre 14 e 29 anos, para ingressar no Centro de Referência da Juventude (CRJ), que oferecerá atividades gratuitas de esporte, lazer e cultura. Recém inaugurado, o equipamento, que tem como objetivo a inclusão social do jovem por meio do esporte, funcionará como núcleo de serviços do governo para oferecer oportunidade aos jovens e diminuir a evasão escolar e o acesso desse público à criminalidade.

Para isso, serão oferecidos cursos e atividades de karatê, judô, basquete, futebol de salão e badminton. Na área cultural, a prefeitura oferecerá aos participantes do projeto aulas de capoeira, MC, grafite, dança afro, dança de rua, dança de salão, percussão, cerâmica, desenho e teatro. Hoje, Taboão da Serra conta com um serviço de atendimento ao jovem que tem sido referência para a região. Nos últimos anos, programas como Jopec, Projovem Trabalhador e Urbano garantiram mais de 1000 vagas de empregos, o que gerou aumento da renda familiar e inclusão escolar no município.

Mais de 5 mil pessoas já foram formadas em cursos profissionalizantes, em parceria com o Senac e Sebrae. Em entrevista à Gazeta SP, o prefeito Evilasio Farias (PSB) disse que o Centro da Juventude terá como meta a preparação do jovem para melhorar a qualidade de vida e “ao mesmo tempo direcioná-lo ao mercado de trabalho, com oportunidade de um bom emprego e melhor capacitação profissional”. Farias também destacou parcerias do governo com a iniciativa privada, que possibilita a inclusão de mais de 200 jovens no mercado de trabalho todos os meses.

Para o diretor do CRJ, Hamilton dos Reis, o número de vagas será de acordo com a demanda e a grade de horário das aulas ainda será definida. “Estamos aguardando os alunos de braços abertos e com muitas atividades. Quanto aos horários, a única exigência é que o jovem realize atividades aqui no Centro fora do horário da escola”. Para se inscrever no programa, o jovem deverá comparecer ao Centro (saiba local em mais informações) de segunda a sexta-feira, das 8h às 16 horas, com comprovante de residência, RG e título de eleitor.

Mais informações

Centro de Referência da Juventude
Rua Manoel Cassiano de Moraes, nº 113- Jardim Scândia
Telefone: (11) 4139-1937

Fonte